quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Toque de humor 8 - VIAJANDO MAIS DE 1000 KM PARA TROCAR UM MISERO FUSÍVEL!

VIAJANDO MAIS DE 1000 KM PARA TROCAR UM MISERO FUSÍVEL!

Este causo ocorreu nos anos 90, quando foi designado para verificar um problema no conversor CA/CC de acionamento de um guincho de mina ( 300 Kw), nas Minas de Cobre de Camaquã – Caçapava – RS.

Para dar um desconto para equipe de manutenção, anos antes, tinha ocorrido um acidente na mina, o qual não sei se foi por negligência da manutenção ou por problema mecânico. Na verdade a caçamba carregada, enquanto aguardava liberação para descarregamento, desceu de volta para o buraco da mina, despencando cerca de 150 metros, ocasionando danos na infra-estrutura do poço bem como no motor CC, que, segundo informações, de 3000rpm, rodou por cerca de 10.000 rpm , devido ação do redutor de velocidade. Encontraram pedaços do núcleo do motor por todo lado da sala.

Voltando ao tema, chegando ao Salgado Filho, ainda retirei um carro locado para viajar por mais 3 horas até a referida mina.
Chegando ao local, ao examinar o equipamento, a primeira coisa básica foi medir todas fontes eletrônicas do equipamento.
A Fonte de +/-24 Vcc marcavam 16 Vcc.
As demais
110 Vcc – Ok
12 Vcc – Em torno de 11 Vcc.
Simplesmente medi o AC de alimentação e verifiquei que falta uma fase de 440 Vac na Eletrônica. Retirei a tampa de proteção do módulo de potência, e abri os pequenos fusíveis de 2 A que saiam diretos dos barramentos trifásicos da entrada de AC.
Pois um deles estava aberto.
Foi só trocar que tudo voltou a funcionar he.he.he.
O chefe da elétrica me pediu pelo amor de Deus que não escrevesse no relatório que era só o fusível, porque muitas cabeças rolariam na manutenção, inclusive a dele.
Dizia-me, sabes quanto a Empresa esta pagando para a ABB pela tua vinda?
Com a cara mais inocente do mundo disse que não.
Ele respondeu mais de R$ 5000, 00, sem contar peças e mais diárias caso você permaneça por mais dias he.he.he.

Resultado, os caras ficaram empregados até o fechamento da mina rs...

Este é mais um causo daqueles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário