segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Outro caso de EMC que se confunde com causos - FANTASMAS ASSOLAM MONITORES DE PC´S !

"Peço aos amigos que deem uma clicada nos reclames da lateral direita ou inferior da página. Assim estarão ajudando este blogueiro a manter a página  e receber algum do Google".

FANTASMAS ASSOLAM MONITORES DE PC´S !

Este caso ocorreu cerca de seis anos atrás, quando fui contratado como consultor por uma Empresa de Infra-estrutura de Cabeamento Estruturado.
Eles tinham realizado uma obra numa empresa de cobrança e suporte de telemarketing. Realizaram uma ampliação de informática no segundo andar da edificação. O problema era que o dindim deles estava retido por um problema que ocorria com todos monitores dos PC´s do segundo andar, obra que eles tinham realizado.
Chegando ao local para fazer um levantamento de campo, deparei com o dito fantasma.
Nas telas do Pc´s corria uma larga faixa esbranquiçada, lentamente do canto esquerdo em direção ao direto prejudicando a visão dos servidores.
A hipótese de todos era que o problema seria gerado por um No-break da APC que compraram para o referido andar.
Fiz algumas medições, inclusive com osciloscópio e descartei qualquer possibilidade da origem ser do No-break mais, a direção técnica da empresa não me levou a sério de forma que marquei uma nova visita com possibilidade de desligar todo sistema.

Marcado o dia, me deram o período das 12:00 hs até as 14:00 com todo CPD desligado.
Coloquei um filtro RC na mesma tomada que alimentava determinados PC´s e nada de interferir ou alterar a forma do fantasma. Então, retirei o No-break de 3 Kva do Térreo e levei para o segundo andar fazendo as trocas entre os equipamentos. E nada, os fantasmas continuavam ali tirando sarro da minha cara. Vi nas imediações uma enorme antena de rádio de uma empresa de construção, será ? Mas ela estava desativada .
Volto para o prédio pois já estava chegando perto da hora de reativar o sistema, quando de um dos vários janelões do segundo andar tenho uma visão clara e sem obstáculos do Aeroporto Salgando Filho, foi quando uma lâmpada acendeu em cima da cabeça.
“ Era uma interferência dos sistemas de rádios, navegação e radar do aeroporto” . 

Como solução sugeri duas alternativas, colocar uma fina tela metálica em frente as janelões aterradas ou instalar cortinas de alumínio de preferência aterradas.

De onde tirei esta ideia é outra história que conto depois de um caso ocorrido na Embratel S.Paulo em 1975.

J.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário