quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Afinal, Baterias Seladas tem ou não manutenção


Falando estritamente da bateria, poderíamos dizer que não tem manutenção, no entanto, alguns fatores contribuem para que tenhamos alguns cuidados e revisões periódicas assunto que comentaremos abaixo.
Estamos falando tanto de baterias seladas VLRA como das baterias blindadas imersas em solução aquosa com respiro de alivio de pressão interna. Esta última, embora não seja selada, ou seja, só pode trabalhar em uma posição determinada, também é considerada livre de manutenção. Por exemplo, as automotivas.

As considerações que faço se referem a fatores externos que vão influenciar as condições de uso destas baterias.
Quais seriam estes fatores:

O primeiro; se deve a contaminação externa dos vasos por produtos corrosivos oriundos do processo fabril.
O uso de conectores produzidos para uso elétrico com fina camada protetora poderá ocasionar oxidações nas conexões entre elementos.

O segundo; se refere ao uso de ferramentas inadequadas forçando os bornes. Isso poderá ocasionar pequenas fissuras nas buchas, permitindo a saída de gases internos da bateria. O resultado é vazamentos e oxidações de cabos e conexões.


O terceiro; seria o uso de baterias com muito tempo de armazenamento. O processo de recarga poderá ocasionar sobre-pressão interna gerando pequenas aberturas das válvulas, aliviando gases para o ambiente e umidade sobre as tampas.

O quarto; seriam elementos oriundos de vários lotes e, portanto, desequalizados no processo de carga. A conseqüência seria o mesmo indicado no item 3. É muito comum em bateria menor, ocorrerem o estufamento de alguns elementos trabalhando nestas condições adversas.


O quinto; se refere à fonte. Fornecendo a tensão correta, limitando sua corrente para aquele tipo de bateria. Que possua um ripple dentro das especificações para este uso.
Todos estes fatores poderão encurtar a vida útil das baterias.

O sexto; se refere à temperatura ambiente. Toda bateria foi produzida mediante norma para uma temperatura de 25 graus. Qualquer operação com temperatura muito diferente disso tem que utilizar a tabela de correção de tensão para a determinada temperatura. O uso de temperatura ambiente incorreta é causa de encurtamento da vida útil.

O sétimo; se refere ao grau de uso das baterias. Ciclagem, profundidade de carga, tempo (duração) e freqüência disso. Também um item importante que vai determinar a vida útil da bateria.

O oitavo; se refere a medições periódicas (6 em 6 meses, por exemplo) ou adotar o método de medição pela condutância como dito em tópico anterior. Isso é importante para se verificar se algum elemento esta apresentando defeito interno e por conseqüência valores de medição diferentes do normal. Permite fazer intervenções antecipadas.

Dessa forma como poderíamos resolver algumas questões postas aqui?

Na instalação;
Uma delas seria limpar as novas baterias com uma solução de bicarbonato de sódio. Uma segunda seria o uso de conectores estanhados ou de aço inox, bem como parafusos, porcas e arruelas. O uso de graxa antioxidante ajudaria muito. O uso de ferramentas adequadas e torquímetro para as baterias maiores.

Quanto ao produto;
Procedência idônea.
Baterias que sofreram um processo de recarga antes de sair do distribuidor ou que foram feitos testes de aceitação em fábrica. Que sofreram um processo de medição pela condutância para detectar defeitos internos. São garantias importantes que poderão evitar dores de cabeça no futuro.

Para finalizar, baterias são livres de manutenção, mas nunca devemos nos descuidar de revisões periódicas básicas.

Fonte das fotos: nobreaksenetel.blogspot


J.A.

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