terça-feira, 10 de setembro de 2013

Falando de Baterias 2 - AVALIAÇÃO PELO MÉTODO DA CONDUTÂNCIA

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AVALIAÇÃO DE BATERIAS PELO MÉTODO DA CONDUTÂNCIA



A Sec Power, nossa representada, tem feito seminários e palestras sobre tecnologias de baterias seladas e suas aplicações. Neste ano realizou o primeiro Seminário Nacional sobre Baterias e Manutenção.
Participaram Pesquisadores, Fabricantes e Empresas da área elétrica e Telecomunicações.
A grande novidade foi à nova tecnologia de medição/avaliação que não necessita desligar bancos de baterias ( Importantes em áreas que não possam serem desligadas sem programações prévias ).
Assim com ocorreu com análise físico-químico de óleo e  Termografia, que trouxeram uma revolução na manutenção preventiva elétrica e, também ,análise de vibração na área mecânica, agora surge avaliação de Baterias pela condutância.
Não se trata de um simples método de medição pela tensão e sim, de uma análise do estado de carga de cada elemento,permitindo intervenções antecipadas e cirúrgicas em determinado conjunto.

Somente no mercado de Distribuição Elétrica,Geração,Telecomunicações,Industrial e CPD´s , as análises são feitas com medições periódicas baseadas somente nos níveis de tensão. Muitas delas por amostragem dos conjuntos. Isso gera erros de interpretação, que podem ocasionarem falhas nos sistemas, trocas de baterias sem critérios, diminuição da vida útil,custos de paradas não previstas e acidentes.

Utilizando um software dedicado, o método pela condutância, cria um perfil dos elementos,mostrando o estado de carga e da curva de envelhecimento ,numa exatidão de 99%.
O sistema pode gerar as informações num gráfico de barras,e assim , pode-se ter uma visão de todos os elementos de um determinado conjunto,permitindo intervenções pontuais e programáveis.
Estudos feitos ao longo de dois anos pelo CPQD, pela CHESF, pela Light Rio e outros ,demonstraram a eficiência e exatidão comparativa da tecnologia (dados disponíveis em arquivo).

Vejam o artigo todo :
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FILOSOFIA E TECNOLOGIA

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Segunda-feira, 4 de Agosto de 2008

CONCLUSÕES SOBRE O MEDIDOR DE CONDUTANCIA PARA DIAGNÓSTICO DE BANCOS DE BATERIAS INDUSTRIAIS.

Resumo da visita da CONTRONICS à CABIUNAS que foi acompanhado por nós.


É um engano se pensar que a técnica de diagnóstico de bancos



 de baterias por meio de medição de condutância não é confiável, pois testes exaustivos de comparação entre as técnicas de diagnósticos feitos com testes de descarga e medição de condutância, revelaram que as duas técnicas apresentam variação de apenas dois por cento ou seja os testes de medição de condutância revelaram-se equivalentes aos testes convencionais feitos por meio de testes de descarga com equivalência de noventa e oito por cento, portando um desvio insignificante, se levarmos em conta que o teste de descarga também não é cem por cento confiável principalmente devido a paradas para retirada de elementos.

Tanto isso é verdade que a Indústria automobilística, as de telecomunicações, a IBM, e muitas outras utilizam hoje o medidor de condutância, o que consagra a confiabilidade do método de diagnóstico para Bancos de Baterias industriais.

No entanto para que o teste tenha êxito é necessário que se conheça os parâmetros do Banco em questão, e se tenha conhecimento dos procedimentos corretos para o sucesso no teste.

Portanto iremos enunciar aqui as regras necessárias para o êxito nos testes com medidor de condutância.

1.    O parâmetro de um elemento é o valor padrão de sua condutância quando ele estiver com 100% de capacidade. Conhecido esse valor, a medida que a condutância for diminuindo, a redução será proporcional à capacidade do Banco de Baterias.

2.    Os principais fabricantes de Bancos de Baterias fornecem a sua condutância padrão, porém esse valor não deve ser considerado porque depois de instalado o Banco, a condutância sobe em torno de vinte por cento dentro de um período máximo de seis meses. Se subir vinte por cento, significa que o elemento está saudável. Se subir menos do que isso, indica problemas, e por isso deve-se permanecer alerta.
3.    Depois que a condutância atingir o valor máximo, esse deve ser o valor a ser levado em consideração como padrão para o teste. A redução desse valor significará a redução da capacidade do Banco de baterias.
4.    Quando um elemento atinge o valor de oitenta por cento de sua capacidade, significa que já deve se pensar em troca-lo, pois está em curva descendente de queda em sua capacidade.
5.    Nunca se deve encostar as ponteiras em local diferente dos bornes do elemento a ser medido. O contacto da ponteira de teste em local diverso do borne pode ocasionar correntes de fuga que poderão danificar o equipamento.
6.    As ponteiras são coloridas para indicar a polaridade em que deve ser feita a medição. Um sistema de bloqueio por meio de diodos internos impedirá o retorno de corrente.
7. Cada medição será armazenada em um endereço no equipamento chamada string. Cada equipamento tem capacidade para um número bastante elevado de strings ou leituras. Depois de armazenadas as leituras, pode-se transferi-las para um computador de mão por meio de uma interconexão que utiliza uma porta serial do micro computador e um transmissor infra vermelho que faz a comunicação com o medidor portátil. Um software desenvolvido pela Midtronics, coloca as leituras em forma de gráfico e faz as necessárias comparações, inclusive com relatórios anteriores.
8 .Existem vários  modelos para leitura de condutância porém o modelo que mais serviria para a Petrobrás seria o modelo top de linha da Midtronics que é o CELTRON ULTRA, pois esse equipamento é o único que pode efetuar medições em UPS. Os outros não fazem medições em UPS pois não conseguem filtrar os harmônicos que atrapalham a leitura. (Veja quadro acima) 

Além de tudo
 1.    o celtron ULTRA dispõe de um display onde é possível visualizar a forma de onda dos harmônicos e outras variáveis como um scopmeter. O equipamento que a Petrobras tem hoje na Bacia de Campos não atende essa exigência. Serve para medição em equipamentos que não sejam UPS.
9.     A vantagem do diagnóstico feito por meio de medição de condutância é que ele pode ser feito com o equipamento em funcionamento, sem que seja preciso modificar o seu regime normal de funcionamento, entretanto as medições devem ser feitas com as baterias em flutuação.
10.    A Contronics dá amplo treinamento no equipamento por ocasião da sua aquisição.
11.     A Contronics dispõe de um grande banco de dados que permite informar a maioria dos parâmetros dos elementos em uso no território Brasileiro e até no mundo, porém nos casos em que não se tem a informação de qual é o parâmetro de um determinado elemento, a forma de obtê-lo é por meio de um teste de descarga que irá aquilatar a sua capacidade naquele momento. Sabida a capacidade do elemento ou Banco de baterias, pode-se medir a condutância e associa-la à capacidade aquilatada.
12.     Como já informado a maioria dos fabricantes informa o valor da condutância padrão do elemento a qual servirá para se ter uma referência, sabendo-se que esse valor é o valor da condutância do elemento assim que ele é fabricado, e que esse valor irá variar para mais vinte por cento depois de estar o elemento instalado.
13.     A medida de condutância é feita em cada elemento individualmente. Não é feita no banco inteiro. "

Dados  obtidos;  Contronics / Midtronics
Arquivo técnico de nossa representada Sec Power-Union.

J.A.





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