A tempos, inspecionava uma instalação de informática, onde iríamos fornecer um No-break de 12 Kva.
A obra estava sendo tocada por Eng. Civil e por um Instalador elétrico, sem projeto definido e aprovado por Eng. Eletricista.
Enquanto discutia-mos aspectos de aterramento, tubulações metálicas, tomadas adequadas para informática e ao mesmo tempo, orientava o profissional do cliente sobrem aspectos técnicos definidos por normas. Ele me contou uma história digna dos nossos "causos e histórias engraçadas da energia"!
Contava ele, que foi chamado numa empresa que apresentava um forte cheiro a queimado, vindo de uma caixa de inspeção de terra.
Quando abriu a caixa, viu que o cheiro vinha de um cabo verde do aterramento, fixado numa haste, na própria caixa. A haste estava meio rubra e, por experiência não tocou no aterramento. Pegou o multitester e mediu da haste contra outro ponto do solo. Para sua surpresa a tensão era praticamente 220 Vac.
Seguindo para o quadro geral, foi desligando circuito por circuito até chegar naquele em que o multitester não indicasse mais tensão elétrica.
Finalmente chegou a um disjuntor que alimentava o sistema de ar condicionado.
O defeito estava em uma dos motores que entrara em curto contra carcaça.
O pior , poderia colocar em riscos a vida de terceiros pela má qualidade do aterramento e pela falta de DR, é nisso que dá, instalações sem inspeção de profissionais qualificados.
Se tivesse um aterramento de qualidade o disjuntor teria desarmado e não virado um circuíto resistivo. Por outro lado se tivesse DR, o dispositivo teria atuado e desligado alimentação.
Este é mais um causo daqueles !
J.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário