CAUSO
LADRÃO DEIXA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E TOMOGRAFIA LOUCAS":
A CERCA DE 6 A 7 ANOS, OCORREU UM CHAMADO PARA ATENDER O HOSPITAL DE S. LEOPOLDO.
A INFORMAÇÃO ERA QUE TERIA OCORRIDO UM TRANSITÓRIO DE REDE E APÓS O ESTABILIZADOR DA TOMOGRAFIA SINALIZAVA ALARME E ,MESMO NO BY-PASS, A MÁQUINA NÃO LIBERAVA TODO PROCEDIMENTO DE PARTIDA.
NA RESSONÂNCIA, OCORREU UM FORTE CHEIRO A QUEIMADO NO ESTABILIZADOR, MAS O SISTEMA ESTAVA OPERANDO.
COMEÇANDO PELA TOMOGRAFIA PERCEBI QUE EXISTIA UM GRANDE DESBALANCIAMENTO NAS TENSÕES ENTRE FASE, A RS= 412 V / ST= 390 V E TR =358 V. MEDI CONTRA O NEUTRO E APRESENTAVA TENSÕES DENTRO DO NORMAL APROXIMADAMENTE 220 V.( ENTÃO, PORQUE NÃO TINHA 380 V/ ENTRE FASES?)
FEITO TESTES INDIVIDUAIS COM CADA MÓDULO DE POTÊNCIA , TROCADO UM FUSÍVEL ABERTO, LIBEREI OS REGULADORES DO ESTABILIZADOR. MINHA SURPRESA É QUE O DESEQUILÍBRIO CONTINUAVA. PARA PERMITIR QUE ATENDESSEM OS DOENTES AGENDADOS, BAIXEI AS TENSÕES DAS FASES "R" E "S" E SUBI A "T" DE FORMA QUE OS DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA DA MAQUINA LIBERASSEM O ESTAGIO DE BLOQUEIO.
CHEGANDO NA RESSONÂNCIA, O ESTABILIZADOR ERA DE MAIOR POTÊNCIA( 70 KVA) E POSSUIA TRAFO ISOLADOR. LÁ TUDO ESTAVA NORMAL, SOMENTE OS SUPRESSORES DE ENTRADA ESTAVAM DANIFICADOS. OBSERVEI NA ENTRADA, O MESMO DESBALANCIAMENTO OBSERVADO NA TOMOGRAFIA. COMO TINHA TRAFO ISOLADOR ,AS TENSÕES DE SAÍDA PERMANECIAM DENTRO DA NORMALIDADE.
DECIDI QUE ERA HORA DE CHAMAREM O PESSOAL DA MANUTENÇÃO ELÉTRICA DO HOSPITAL, DESCONFIAVA DE SOBRECARGA NO SISTEMA DE FORMA QUE OCORRESSE UM DESVIO ANGULAR NO TRAFO GERAL DENTRO DA SUBESTAÇÃO. O RESPONSÁVEL AFIANÇOU QUE NÃO EXISTIA SOBRECARGA. ENTÃO PEDI PARA FAZER MEDIÇÕES NO QGD GERAL DO HOSPITAL. LÁ TAMBÉM TINHA O DESEQUILÍBRIO COM UMA ANORMALIDADE QUE CONFIRMOU MINHAS SUSPEITAS." A CORRENTE DE TERRA ERA ELEVADA, DO MESMO VALOR QUE NEUTRO.
SUGERI ENTÃO,QUE CHAMASSEM A CONCESSIONÁRIA E A EMPRESA CONTRATADA PARA MANUTENÇÃO NA SUBESTAÇÃO , OBJETIVANDO QUE VERIFICASSEM NEUTRO ,ATERRAMENTO E CAPACIDADE DO TRAFO PARA A CARGA EXISTENTE ( A SUBESTAÇÃO FICAVA NUM PEQUENO PRÉDIO SEPARADO, JUNTO A LINHA DE 13.8 KVA DA CONCESSIONÁRIA . SEGUIA SUBTERRÂNEA ATÉ O QGD GERAL DO HOSPITAL .
QUANDO VOLTAVA PARA PORTO ALEGRE, RECEBI LIGAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELA ÁREA TÉCNICA DA CLÍNICA, ELE DISSE ;
- J.A. VOCÊ NEM ACREDITA QUE O PESSOAL ENCONTROU NA SUBESTAÇÃO.
- o QUE PERGUNTEI ?
- ROUBARAM O CABO DE NEUTRO E DE TERRA DENTRO DA SUBESTAÇÃO, PUTZ!
ENTÃO ESTAVA EXPLICADO O DEFASAMENTO ANGULAR ENTRE FASES.
LADRÃOZINHO FILHA DA PU...., COLOCOU EM RISCO TODO HOSPITAL PARA ROUBAR UNS METROS DE COBRE.
NO OUTRO DIA, APÓS REPARO DOS ESTRAGOS , REAJUSTEI O ESTABILIZADOR DA TOMOGRAFIA E TUDO VOLTOU AO NORMAL.
ESTE É MAIS UM CAUSO DAQUELES!!!!!!!!!!!!
J.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário