DEFEITOS PROVOCADOS O TERROR DOS TÉCNICOS II

Muitas intervenções técnicas têm por causa, defeitos provocados de forma involuntária ou até mesmo de forma premeditada. Para as duas situações, muitas vezes é de difícil diagnóstico e os reparos podem se estenderem por longo tempo, gerando desgastes, desconfianças,custos de toda ordem e muitas vezes perda de confiança junto ao cliente final.

O Segundo caso é um defeito provocado de forma não intencional.

CASO 2- MANUTENÇÃO NO-BREAK DE 300 KVA – CPD DO BCN – ALPHAVILLE

Este segundo causo, ocorreu quando um colega foi realizar a manutenção geral com parada do sistema.
O amigo Roberto, levou dois aprendizes de feiticeiros para realizar tal empreitada. No evento seriam trocado os contatos fixos e móveis dos dois contactores de entrada no Retificador.
Enquanto o Rossi revisava toda unidade, os dois aprendizes realizavam a troca dos contatos do componente citado. Considerando o cabeamento rígido, 04 por pólo de 300 MCM, os dois tiveram que desconectarem tudo para terem acesso a parte interna das contactoras de 600 A cada.
No final da tarde o amigo Rossi partiu novamente o sistema . No entanto, quando começou a subir a carga, a tensão do Retificador caiu, iniciando processo de descarga das baterias. Rossi percebeu que o range de tensão não era o usual e não conseguia ajustar a tensão. Quando a carga subia, parecia que os reguladores de tensão e corrente não funcionavam. Trabalhou até de madrugada de segunda-feira e nada de achar a falha. Resolveu então, mudar este antigo sistema de controle (não existia mais peças de reposição para esta versão de máquina), para a nova tecnologia  mais recentes e atualizada. Foi um trabalho da porr... pois teve que levar um montador para as modificações de fiação, adição de componentes etc.
No quarto dia de correria, finalmente estava pronta a modificação, então ele liga o equipamento e nada. Nem chega ligar as contactoras e sinaliza falha. 
O novo sistema tinha embutido na eletrônica um sequencímetro que liberava a eletrônica. Ele não acreditava será possível que os nós cegos tinham invertido a seqüência de fase?
Então Roberto, tem uma trabalheira danado para inverter os cabos de entrada nas contactoras. Ligou e bingo, tudo funcionava que era uma beleza. Espuma pelo canto da boca e grita bem alto, filhos da put......
Desmancha tudo de novo e volta ao sistema original das placas de controle , proteção e as duas de disparo das 2 pontes Retificadoras.
Na quinta-feira chega na divisão de service cuspindo marimbondos e xingando os incautos aprendizes.
A falha gerada, ocasionou um erro na sequencia de fase e , por consequência, erro no disparo dos tiristores na potência.