A LEI DE COULOMB NÃO SE APLICA !
NUM, SEMINÁRIO SOBRE " EMC " ( COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA ) E PROTEÇÃO ELÉTRICA CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS REALIZADO EM ANOS ATRÁS, FORAM DITAS QUATRO AFIRMAÇÕES, QUE FORA DO CONTEXTO, FARIAM MESTRES QUE JÁ PASSARAM AO OUTRO PLANO, SE MEXEREM NO TÚMULO.
MEUS MESTRES ITURRIET,ZENON E OSÓRIO, DIRIAM QUE O GURI NÃO PODERIA TER SIDO ALUNO DELES PARA FALAR TAL BESTEIRA. UM AMIGO DO CREA, PEDIRIA UMA INVESTIGAÇÃO DISCIPLINAR POR HERESIA NO MÍNIMO, EM NOSSO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA. COLEGAS DIRIAM; PERDI 1/2 SEMESTRE EM CÁLCULO 1 , COM DERIVADAS, INTEGRAIS, LIMITES, TRIGONOMETRIA ETC.. PARA NADA.
CALMA !!!!
NESTE SEMINÁRIO , ESTAVA SENTADO AO MEU LADO, UMA DAS REFERÊNCIAS TÉCNICAS EM TELECOM, O ENG. JOÃO CARLOS , COM EXPERIÊNCIA DE MUITOS ANOS DE CRT E OCUPAVA O CARGO NA ÉPOCA, DE DIRETOR DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA DA TELEFÔNICA CELULAR.
EM CERTO MOMENTO, O ENG. JC SE VIROU E DISSE :
- J.A. ! SE ALGUÉM ME FALASSE ISSO, EU CHAMARIA DE LOUCO.
MAS O PALESTRANTE, ERA UMA PESSOA ABALIZADA, PROF. DA UNICAMP E FMG, PESQUISADOR DO CPQD DA TELEBRÁS. EU FALO DO PROF. PANICALLI.
DO EXPLANADO POR ELE, EU DESTACO QUATRO AFIRMAÇÕES :
A) O ATERRAMENTO NÃO É IMPORTANTE PARA UM EQUIPAMENTO.
B) UM PROTETOR MAL INSTALADO PODE GERAR SOBRETENSÕES MAIORES QUE A GERADA NO MOMENTO DE SUA ORIGEM.
C) NUMA EDIFICAÇÃO SÓ UMA PARTE DO RAIO DESCE PELO PÁRA-RAIOS.
D) A LEI DE COULOMB NÃO SE APLICA PARA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS.
O SEMINÁRIO TEVE A DURAÇÃO DE UM DIA E O PROF. PANICALLI COLOCOU NOVOS CONCEITOS QUE FIZERAM MUITOS RECICLAREM SEU CONHECIMENTOS .
ELE AFIRMOU ,QUE FOI COLOCADO A PROVA, PARA ESTUDAR UM CASO NUMA ESTAÇÃO DE RÁDIO E TELEFONIA, CUJO PROJETO TINHA SIDO DESENVOLVIDO NO CPQD, NA QUAL ,QUEIMAVA EQUIPAMENTOS QUANDO CAÍA RAIOS NA ANTENA. FIZERAM UM PROJETO DE ATERRAMENTO EQUALIZADO E COLOCARAM PROTETORES ,RESOLVENDO PARCIALMENTE O PROBLEMA. CONTA ,QUE LÁ DE VEZ ENQUANDO CAÍA UM RAIO E QUEIMAVA ALGUM EQUIPAMENTO NO SITE.
VOU COMENTAR A PRIMEIRA AFIRMAÇÃO :
A ) O ATERRAMENTO NÃO É IMPORTANTE PARA UM EQUIPAMENTO.
O PROF. PANICALLI CONTA QUE, NOS ESTUDOS E PESQUISAS REALIZADOS, CHEGARAM A UM NOVO CONCEITO DE PROTEÇÃO, QUE CHAMARAM DE TEORIA DO AVIÃO. FEZ A SEGUINTE PERGUNTA AO AUDITÓRIO;
- VOCÊS JÁ VIRAM UM AVIÃO CARREGAR UM CABO DE TERRA NO RABO..( RISOS)?! MAS UMA AERONAVE DE GRANDE PORTE É SUBMETIDA DE 4 A 5 VEZES EM MÉDIA/ANO A RAIOS E NADA ACONTECE, EMBORA SAIBAMOS DA SENSIBILIDADE DOS EQUIPAMENTOS DE NAVEGAÇÃO.
- É PORQUE O AVIÃO É UMA GAIOLA DE FARADEY PERFEITA. O ATERRAMENTO NÃO É IMPORTANTE PARA O EQUIPAMENTO, É IMPORTANTE SIM , PARA NOSSA PROTEÇÃO.
- VOCÊS DA TELEFONIA CELULAR JÁ TEM O SEU AVIÃO, PORQUE NÃO USA-LO ( NUMA ALUSÃO AOS CONTAINERS ) ?!
- TODOS CÁLCULOS BÁSICOS ESTÃO BASEADOS NAS FREQUÊNCIAS DE 50 OU 60 HZ ( ms ) , MAS PARA UM RAIO, DEVEMOS PENSAR COM UMA ONDA DE RÁDIO ( TEMPOS EM us )...................
SOBRE AFIRMAÇÃO POLEMICA - D
O PROF. PANICALLI DESCREVE TODO O ENUNCIADO DA LEI E OS DADOS MATEMÁTICOS DE COMPROVAÇÃO QUE LEVARAM A FORMULA BÁSICA ( CAPO ELÉTRICO, TRABALHO E TENSÃO ELETROSTÁTICA-fontes paradas ). NUM GRÁFICO DE VOLTAGEM DINÂMICA, DEMONSTRA QUE AS TENSÕES EM DUAS CURVAS DE DISTÂNCIAS DIFERENTES ,SÃO AS MESMAS SE CONSIDERARMOS CONDUTORES IDEAIS, HAJA VISTO, QUE O DESLOCAMENTO ESTA ALINHADO COM O CAMPO ELÉTRICO ( Conhecida por todos ).
SE VIRA PARA A PLATÉIA E PERGUNTA;
- ESTA CORRETO ISTO ? REPETE PARA QUE TODOS DIGAM SIM!
- COM UM SORRISO MAROTO, DIZ; - ERRADO!
- A LEI DE COULOMB NÃO SE APLICA PARA RAIOS.
VOLTA A MOSTRAR O GRÁFICO DE VOLTAGEM DINÂMICA, LINHAS CURVAS E NÃO MAIS RETAS E VERIFICA-SE QUE VAB MÓDULO- CURVA 1 É DIFERENTE DE VAB MÓDULO DA CURVA 2.
DIZ ; - OS ELÉTRONS SÃO ARRANCADOS COM TANTA VIOLÊNCIA DE SUAS ÓRBITAS, QUE DEFORMAM O CAMPO ELÉTRICO E DESTA FORMA, QUANTO MAIOR A DISTÂNCIA, PODERÃO APARECER SOBRETENSÕES MUITO MAIORES DA ORIGINADA NA FONTE.
FOI UMA SURPRESA NA PLATÉIA.
AINDA FALA SOBRE EFEITOS DO CAMPO ELÉTRICO SOBRE UM FIO CONDUTOR,INDUÇÃO MAGNÉTICA,CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DOS RAIOS, EFEITOS INTERNOS EM PRÉDIOS,ATERRAMENTO E PROTEÇÃO.
INESQUECÍVEL AQUELA PALESTRA , APRENDI MUITO E HOJE AS APLICO NOS PROJETOS DE PROTEÇÃO E ATERRAMENTO.
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