Peço aos amigos que deem uma clicada nos reclame superior,da lateral direita ou inferior da página. Assim estarão ajudando este blogueiro a manter a página e receber algum do Google".
Cientistas descobrem oceano no centro da Terra, 03 vezes maior que todos os oceanos juntos.
Curioso mas todos já sabem desde 1800 que há muito mais do que há no subterrâneo de nosso Planeta, o que ocorre no momento é que novas provas científicas aguçam e estimulam a exploração intraterrestre.
Cientistas das Universidades de Northwestern e do Novo México descobriram um reservatório de água perto do manto terrestre, que tem três vezes mais volume que todos os oceanos do planeta juntos. De acordo com os pesquisadores, a reserva (apelidada de Ringwoodite), fica dentro de uma camada de rocha azul a 660 km de profundidade.
A descoberta foi feita com dados da USArray, uma rede de sismógrafos dos EUA que medem as vibrações de terremotos. O estudo mostrou que a água da Terra pode ter vindo do interior do planeta. Daí, impulsionada para a superfície pela atividade geológica.
“Processos geológicos sobre a superfície da Terra, tais como terremotos e vulcões em erupção, são uma expressão do que está acontecendo no interior da Terra, sem que possamos ver” , disse Steve Jacobsen, geofísico que liderou o estudo. “Acho que estamos finalmente vendo evidências de um ciclo de água de toda a Terra, o que pode ajudar a explicar a grande quantidade de água em estado líquido na superfície do nosso planeta habitável”, acrescenta.
Além disso, ele diz que a água escondida também pode agir como uma espécie de amortecedor para os oceanos na superfície. Isso explica por que eles têm permanecido mais ou menos do mesmo tamanho por milhões de anos.
Via: The Guardian.
Vídeo reportagem .
O G1 publicou em 12/03/2014 este artigo referente ao tema;
Diamante brasileiro revela que interior da Terra tem reservatório de água.
Diamante brasileiro revela que interior da Terra tem reservatório de água.
Diamante que levou a descoberta é procedente do Mato Grosso.
Nele, foram encontradas moléculas de água absorvidas por mineral.
Há 150 anos, em "Viagem ao Centro da Terra", o escritor francês de ficção científica Júlio Verne descreveu um amplo oceano existente nas profundezas da superfície terrestre. Hoje, essa estranha e assombrosa imagem encontrou eco inesperado em um estudo científico.
Em artigo publicado na conceituada revista "Nature" nesta quarta-feira (12), cientistas disseram ter encontrado um pequeno diamante que aponta para a existência de um vasto reservatório abaixo do manto da Terra, cerca de 400 a 600 quilômetros abaixo dos nossos pés.
"Essa amostra fornece, de fato, confirmações extremamente fortes de que há pontos locais úmidos profundos na Terra nessa área", declarou o principal autor do estudo, Graham Pearson, da Universidade de Alberta, no Canadá.
"Essa zona particular da Terra, a zona de transição, pode conter tanta água quanto todos os oceanos juntos", explicou Pearson.
JUNTE TUDO, E ALÉM DE UMA VISÃO SUPERFICIAL, TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES NO VÍDEO DO LINK ABAIXO:
https://www.youtube.com/watch?v=8QJJ1RYALiU
https://www.youtube.com/watch?v=8QJJ1RYALiU
Fontes:
José Amilton
Nenhum comentário:
Postar um comentário