segunda-feira, 16 de junho de 2014

Santos Dumont 1 - O exoesqueleto brasileiro - Segunda Parte

Peço aos amigos que deem uma clicada nos reclame superior,da lateral direita ou inferior da página. Assim estarão ajudando este blogueiro a manter a página  e receber algum do Google".

Finalmente chegou a hora da tão aguarda apresentação,

 com a festa do inicio da Copa FIFA 2014 no Brasil

Sem a devida e merecida atenção por parte da FIFA, o tempo muito curto, quase que passou despercebido.



Paraplégico com exoesqueleto dá chute durante abertura da Copa do Mundo
Publicação: 12 de Junho de 2014 às 16:13

Um paraplégico deu o primeiro chute da Copa do Mundo 2014 durante a abertura no estádio Itaquerão, em São Paulo. A exibição faz parte do Projeto Andar de Novo, comandado pelo cientista brasileiro Miguel Nicolelis e desenvolvido no Instituto Nacional de Neurociências de Natal - Edmond e Lily Safra (IINN-ELS).

O chute aconteceu no momento da abertura e não chegou a ser mostrado integralmente durante a transmissão na televisão, o que gerou reclamações de vários internautas nas redes sociais.
O projeto, financiado pela Finep com R$ 33 milhões, envolveu cientistas e especialistas de 25 nacionalidades. O objetivo do projeto é desenvolver uma tecnologia de interface cérebro-máquina que permita a pessoas com mobilidade restringida - como paraplégicos - voltar a andar usando a mente para controlar um equipamento externo, que substituiria os membros inferiores.

Na avaliação do neurocientista, é apenas o começo de um futuro em que pessoas com paralisia poderão abrir mão de cadeiras de rodas e, literalmente, andar de novo. O projeto é financiado pela Finep - Inovação e Pesquisa, empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no valor de cerca de R$ 33 milhões.

Em maio foi concluída a fase de testes. Dessa forma, todos os objetivos científicos, clínicos e tecnológicos dessa fase do projeto foram alcançados. Os resultados serão apresentados à comunidade científica por meio de publicação em revistas científicas nos próximos meses.

O Grupo Globo através do G1 complementou:
Jovem paraplégico usa exoesqueleto e chuta bola na abertura da Copa
Tecnologia foi desenvolvida por equipe liderada pelo cientista Miguel Nicolelis.
Paraplégico é Juliano Pinto, de 29 anos; treinamento foi na AACD.
Após muito suspense, um paraplégico deu um "chute simbólico" em uma bola de futebol na abertura da Copa do Mundo do Brasil utilizando o exoesqueleto, equipamento desenvolvido pela equipe do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. O chute foi na Arena Corinthians, nesta quinta-feira (12).
O voluntário era Juliano Pinto, 29 anos, que tem paraplegia completa de tronco inferior e membros inferiores. Reveja a transmissão ao vivo do pontapé inicial (vídeo acima).

O próprio pesquisador mostrou um vídeo mais completo desta etapa de suas pesquisa.
 Vídeo publicado pelo Miguel Nicolelis no Facebook no link abaixo:

Outra imagem no Youtube relativo a reportagem da Globo.
Um trabalho pioneiro que merece o aplauso de todos.

Fontes:


Imagens fornecidas pelo pesquisador no Face Book e disponibilizadas no Youtube.

J.A.











Nenhum comentário:

Postar um comentário