segunda-feira, 28 de julho de 2014

A procura de estabilidade para as baterias Íon-Lítio...

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Constantemente se escuta alguma noticia relativo a 

acidentes com equipamentos que utilizam baterias de Íon- 

Lítio.

 A nova noticia se refere a esta situação;
O smartphone Samsung Galaxy S4 da americana Ariel Tolfree, 13, teria pegado fogo e derretido durante a noite. O aparelho estaria sob o travesseiro da jovem, que mora nos Texas (EUA). As informações são do "MyFox4".
Ariel afirmou ao site que o gadget escorregou para embaixo do travesseiro enquanto ela dormia. A menina teria sentido cheiro de fumaça durante a noite, mas não se preocupou e voltou a dormir. Depois de algumas horas a situação teria piorado e a menina acordou novamente, notando que o aparelho estava derretido.
O pai de Ariel, Thomas Tolfree, culpou a bateria do produto pelo aquecimento e disse que o produto ficou irreconhecível.  "O plástico e o vidro [derreteram]. Você não pode nem mesmo dizer que era um telefone", contou ao portal.
Porque isso ocorre ?
"Entre varias vantagens costumam ser muito mais leves do que outros tipos de baterias recarregáveis do mesmo tamanho. Os eletrodos de uma bateria de íon-lítio são feitos de lítio e carbono leve. Além disso, o lítio também é um elemento altamente reativo, o que significa que é possível armazenar bastante energia em suas ligações atômicas. Significando uma densidade de energia muito alta para essas baterias.
As baterias de íon-lítio são populares porque têm várias
 vantagens importantes sobre as concorrentes:
  • costumam ser muito mais leves do que outros tipos de 
  • baterias recarregáveis do mesmo tamanho. Os eletrodos de 
  • uma bateria de íon-lítio são feitos de lítio e carbono leve.
  •  Além disso, o lítio também é um elemento altamente reativo,
  •  o que significa que é possível armazenar bastante energia
  •  em suas ligações atômicas. Significando uma densidade
  •  de energia muito alta para essas baterias.

  • Aqui vai um modo de obter uma perspectiva sobre a 
    elas mantêm sua carga. Um conjunto de baterias íon-lítio
  •  perde apenas cerca de 5% da sua carga por mês,
  • enquanto 
  • as baterias NiMH perdem 20% no mesmo período.
  • densidade de energia. Uma bateria de íon-lítio pode 
  • armazenar 150 watts-hora de eletricidade em 1 kg de
  •  bateria. Já um pacote de bateria de NiMH  (hidreto de 
  • metal-níquel) consegue armazenar talvez 100 watts-hora por
  •  quilograma, embora o mais comum seja de 60 a 70 watts-
  • hora. Uma bateria de chumbo-ácido tem a capacidade de 
  • armazenar apenas 25 watts-hora por quilo. Usando a
  •  tecnologia chumbo-ácido, são necessários 6 kg para 
  • armazenar a mesma quantidade de energia que uma bateria
  •  de íon-lítio de 1 kg. A diferença é enorme
  •  [Fonte: Everything2.com] (em inglês);
  • No entanto tem contra problemas liados a instabilidade términa ao sofrerem alguma sobrecarga, principalmente a térmica.
  • Evitem portanto alguns fatores importantes;
    • O calor, ele decompõe as baterias.
    Baterias que explodem
    Agora que sabemos como fazer as baterias de íon-lítio durar mais, vamos ver porque elas explodem.
  • Várias notícias nos últimos seis meses têm falado de laptops com baterias de íon-lítio que pegaram fogo.
  • Caso a bateria fique quente o bastante para causar a
  • ignição do eletrólito, voce terá um incêndio. Há pequenos
  •  vídeos e fotos a respeito disso.
  • Quando um incêndio assim acontece, ele normalmente é
    Caso um separador falhe, o mesmo tipo de curto-circuito
    É importante lembrar que esses incêndios são muito raros. 
  • Mas, ainda assim, basta uns dois incêndios e um pouco de
  •  cobertura da mídia para iniciar um recall.
  • acontece dentro de uma bateria de íon-lítio. Tendo em vista 
  • que esse tipo de bateria tem muita energia armazenada, ela
  •  fica muito quente, fazendo com que libere o solvente
  •  orgânico que é usado como eletrólito. Dessa forma, o calor
  •  (ou uma faísca nas proximidades) pode iniciar o fogo.
  •  Quando isso acontece dentro de uma das células, o calor 
  • do fogo vai passando para as outras células e todo o 
  • conjunto pega fogo.
  •  Causado por um curto-circuito interno na bateria. Lembre-
  • se do que vimos na última seção: as baterias de íon-lítio 
  • possuem uma lâmina separadora que mantém os eletrodos
  •  positivo e negativo separados. Pois é, caso essa lâmina
  •  sofra algum dano e os eletrodos se toquem, a bateria se
  •  aquece bem rapidamente. Talvez você já tenha sentido o 
  • tipo de calor que uma bateria pode produzir se já colocou 
  • uma bateria normal de 9 volts no seu bolso. Se uma moeda 
  • causar um curto-circuito entre os dois terminais, a bateria
  •  fica bem quente.
  • ignição do eletrólito, você terá um incêndio. Há pequenos 
  • vídeos e fotos na Internet que mostram a seriedade desses 
  • incêndios. O artigo da CBC, (em inglês) "Verão do laptop
  • explosivo", fala de vários  incidentes.
  • A Revista Inovação Tecnológica de 23/07/2014 trás uma 
  • novidade nesta pesquisa;
  • Areia melhora baterias de lítio em três vezes

  • Da esquerda para a direita, a areia inicial e a areia purificada com alto teor de quartzo - o último frasco contém o nano-silício pronto. [Imagem: UC Riverside]


Pesquisadores da Universidade da Califórnia de Riverside
 criaram uma bateria de íons de lítio que supera em três 
vezes as baterias usadas hoje em notebooks e celulares.
E o material chave para essa inovação foi... areia.
As pesquisas para melhorar as baterias de lítio estão 
focadas no anodo, o lado negativo da bateria. O material
 padrão atual é o grafite, mas tem sido difícil otimizá-lo 
sem uma insistente tendência a explosões.
A principal opção é fazer uma bateria de lítio e silício, onde
 o silício substitui o grafite. O problema é que o silício em
 nanoescala degrada-se rapidamente, além de ser difícil
 produzi-lo em grandes quantidades.
Zachary Favors então se voltou para uma areia muito pura,
 com uma elevada porcentagem de quartzo - o quartzo é 
dióxido de silício.
Diagrama esquemático de como a areia é transformada no anodo para as baterias de lítio-silício. [Imagem: UC Riverside]
Nano-silício
Favors moeu a areia até produzir grãos em escala 
nanométrica e então purificou-a para aumentar a 
concentração de quartzo - a areia passou de cinza para 
branca, similar em cor e textura ao açúcar.
O último passo foi acrescentar sal e magnésio e aquecer o
pó resultante. Com o sal funcionando como um absorvedor
de calor, o magnésio removeu o oxigênio do quartzo, 
produzindo silício puro.
A grande surpresa é que esse nano-silício consolidou-se
 em um material esponjoso de altíssima porosidade, ideal 
para formar o ânodo de uma bateria de lítio-silício.
Ainda não está bem claro porque o silício produzido desta
 forma supera tanto o silício tradicional, mas a técnica é 
barata e dispensa o material ultrapuro usado para fabricar 
fibras ópticas ou chips de computador.
O resultado é um meio-termo interessante, com o 
rendimento da bateria superando em três vezes as 
baterias de íons de lítio atuais, mas a um custo muito
 baixo 
10 vezes o padrão atual.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=areia-melhora-baterias-litio&id=010115140723&ebol=sim#.U9aByONdXSk
Tudo indica que a estabilidade térmica também é 
melhor, vamosm aguardar as próximas informações.
Fontes:

J.A.

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