ESTAÇÃO TERMELÉTRICA DE BIOGÁS DO NORDESTE É INSTALADA EM SALVADOR



Com validade para operar até 2020, o aterro sanitário de Salvador é hoje apontado como um dos mais eficientes destinos finais dos resíduos no país. O local coloca a capital baiana, Lauro de Freitas e Simões Filho na lista das 2.213 cidades que destinam o resíduo urbano em aterros sanitários, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2012, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A Bahia possui apenas 90 locais para destinação dos resíduos deste tipo entre 417 municípios.

A Termoverde Salvador foi resultado de investimento de R$ 50 milhões e foi construída em uma área de sete mil hectares pelo grupo Solví. A termelétrica tem potência para gerar 19 megawatts e produz 150 mil megawatts ao ano, o suficiente para abastecer 300 mil casas. Segundo o Correio da Bahia, diariamente, cerca de 2.800 toneladas de resíduos chegam em viagens ininterruptas nas 12 carretas que fazem o transporte da Estação de Transbordo em Canabrava, primeira parada do lixo coletado, até o aterro, no km 6 da Estrada do Cia-Aeroporto.

A Usina usa o que sobra dos resíduos como combustível para a primeira estação termelétrica de biogás do Nordeste. A decomposição do lixo orgânico é que gera a maior quantidade de gases. Madeira gera também, mas em menor quantidade , explica o gerente operacional do aterro, administrado pela concessionária Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos (Battre), Diego Nicoletti.

O biogás utilizado para a produção de energia é uma mistura de metano e gás carbônico, dois vilões do efeito estufa, produzido durante a decomposição do lixo orgânico no interior do aterro. Os gases são retirados por tubulações conectadas a um sistema de drenagem responsável por levar o biogás até a Termoverde.

Preparada para transformar esses gases em energia, a termelétrica é composta de usina geradora com 19 motogeradores de 1.038 KW cada, unidade de tratamento do biogás, subestação elevadora. A termelétrica possui em sua ponta final uma linha de transmissão de 7,8 quilômetros que liga a usina à rede elétrica da Coelba, que fará a distribuição às empresas consumidoras.

http://www.bahiaeconomica.com.br/noticia/80213,estacao-termeletrica-de-biogas-do-nordeste-e-instalada-em-salvador.html