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Faço um comentário sobre frenagens eletro-dinâmicas ( Regeneração de conversores) em ; http://blogdonevesja.blogspot.com.br/2013/10/defeitos-provocados-o-terror-dos_11.html
Uma das aplicações muito utilizadas no uso cotidiano é em elevadores.
A precisão de parada certa e nivelada, a velocidade de deslocamento irão definir se o acionamento pode ser em AC ( motores de gaiola e conversores de frequencia) ou em Corrente Continua com acionamento CC como comentado.
Existe uma tendencia cada vez maior de se utilizar acionamento AC.
Porque isso ?
Por problemas de custos dos motores e por problemas ligados a manutenção. Enquanto os acionamentos eletrônicos tem pequenas diferenças no custo, o mesmo não se pode dizer dos motores e suas manutenções em geral. Um motor similar de corrente continua custa mais que o dobro que de gaiola por exemplo. A manutenção de um motor CC tem que ser feita num oficina especializada e demora um certo tempo para o reparo. Nas condições de criticidade em Industrias sempre tem um de reserva. Já os motores de gaiola podem serem reparados num boa oficina de reparo existente na maioria das cidades.
Vide Vídeo sobre acionamento CA ( Conversores de Frequencia).
Quando é realizado a frenagem a tensão AC ( Saída do conversor de Frequencia) esta energia do motor é transferida para o link DC de entrada do conversor, podendo gerar sobretensões e desarmes do equipamento. Para que isso não ocorra é necessário que o conversor tenha dispositivo de frenagem.
O que seria isso ?
Primeiro seria um dispositivo com transistores que insiram resistores de carga ( segundo dispositivo) no link DC para consumir esta energia.
Ao contrario do Conversor CC que devolve a energia de frenagem à rede, o conversor de frequencia precisa consumir ela, como citado acima.
Ainda dentro deste terma.
Uma outra forma seria o aproveitamento desta energia obtida com frenagem e aí vamos nos deparar com palavra novas como Sistema de Recuperação de Energia Cinética ou simplesmente de
KERS , muito falando na fórmula 1.
A dinâmica é a mesma para KERS eletrônico ( CC ), como exemplo;
Não há apenas um tipo de KERS, e sim vários. A firma italiana Magneti Marelli fornece um sistema eletrônico usado pelas equipes Red Bull, Toro Rosso, Ferrari, Renault e Toyota. Quando o carro freia, uma proporção da força rotacional é capturada por um motor elétrico/gerador (MGU) montado em uma extremidade do virabrequim do motor. Esse MGU converte a energia cinética em elétrica, que então é armazenada em baterias ou capacitores.
Quando o piloto pressiona o botão de impulso, a energia elétrica nas baterias faz o MGU funcionar, fornecendo os 85hp extras para o motor. É possível ouvir isso acontecendo pelas câmeras onboard, quando os giros do motor aumentam repentinamente durante alguns segundos, principalmente nas saídas de curva. O diagrama abaixo detalha o sistema da Marelli, e a foto seguinte mostra o MGU. Cada equipe tem uma especificação ligeiramente diferente do MGU - todas um pouco menores do que a exibida aqui, mas a construção é idêntica.
Quando o piloto resolve utiliza-la pressiona um botão que vai acionar este motor CC no mesmo sentido de deslocamento do carro. Isso gera uma potencia adicional por alguns instantes.
Existem vários dispositivos de KERS., mas este complementa o que estamos explanando.
http://www.autoracing.com.br/f1-como-funciona-o-kers/
Mais um tema, espero, interessante.
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