segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Causo 34 - Quando o profissional torna o serviço inseguro e perigoso...

Peço aos amigos que deem uma clicada nos reclames da lateral direita ou inferior da página. Assim estarão ajudando este blogueiro a manter a página  e receber algum do Google".


Causo ! 

Uma das maiores preocupações do Estado é relacionada ao trabalho mais seguro possível aos trabalhadores em geral.
A NR 10 dispõe de informações básicas e classifica um trabalho seguro ou inseguro. No entanto, muitas vezes o profissional de forma negligente torna o trabalho inseguro, seja por não utilizar algum item de segurança seja por tomar ações e procedimentos inseguros.

Este causo me foi contado pelo chefe de manutenção em linha viva da multinacional que trabalhei por muitos anos.

Segundo ele, sua equipe especializada em manutenção em linha viva, estava fazendo a transposição de um ramal de 330 kV no Rio de Janeiro.
Ele sempre me dizia que gostavam de trabalhar em extra alta tensão que era mais segura para sua equipe. As distancias entre os condutores e carcaças aterradas eram fatores preponderantes. Trabalhar em 13,8 kV detestava, achava muito inseguro pelas proximidades dos condutores / caraças de painéis etc.
A roupa especial metalizada proporcionava uma proteção contra os campos elétricos nestes níveis.

Relatava-me que tinha mandado um dos seus funcionários especializado embora e por justa causa pelo seguinte fato;
“Em dado momento do serviço, ele movimento o dispositivo de deslocamento sobre o cabo para um local mais descampado. Então de lá começou a urinar.
Sabendo dos riscos o funcionário urinava aos poucos e de forma descontinua. “Quando a urina se aproximava do solo levanta um língua de fogo que subia cerca de 6 metros.”



Após o episódio, ele mandou o cara descer e voltar para o hotel e retornar para S. Paulo.

O alemão mineiro me dizia; 
- JÁ este desgraçado colocou a vida dele e de todos nós em  em altíssimo risco sem contar que poderia desligar metade do Rio de Janeiro.


Muitas vezes é o profissional que torna o trabalho inseguro, seja por imprudência ou por falta de conhecimento técnico da operação e seus riscos.
Tem um causo que roda a internet  já a um certo tempo sobre um disjunto de 13.8 KV. com defeito, vejam o resultado disso sem um teste anterior, lamentável.
Acidentes ocorrem também quando o profissional perde o medo e fica a um passo da negligência.



Este é causo serve como um alerta para quem trabalha com tensões perigosas.

J.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário