quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Toque de humor 26 - Rádios de Telecom com horário para dar defeitos.


"Peço aos amigos que deem uma clicada nos reclames da lateral direita ou inferior da página. Assim estarão ajudando este blogueiro a manter a página  e receber algum do Google".

Estes são do acervo do JC Lima!

1 - No RS.

Na década de 70 acho que 1974, fui convocado às pressas para resolver um problema de comunicação da policia civil em POA.
Ao chegar ao local (morro da Policia), recebi muitas de reclamações que os rádios eram uma porcaria e que todas as noites eles perdiam a comunicação. Não era essa informação inicial que eu havia recebido, mas enfim procedi a checagem normal e padrão dos equipamentos. Não encontrei nada de anormal, mas em conversa com um técnico ele informou que por volta da meia noite os rádios paravam, e o pior, isso ocorria também no interior do estado. Então me preparei para um teste noturno, era inverno e sempre era necessário estar bem agasalhado. De fato lá pelas 23hs temperatura ambiente de 8 Graus o sistema parou, e pelos testes realizados eram os duplexadores os causadores dos problemas quando submetidos a baixas temperaturas. Informei a chefia em S. Paulo, mas ele nunca tinha visto algo assim e até desconfiou da analise. No outro dia ele veio com uma serie de equipamentos para testes e comprovar ou não meu diagnóstico. 
Na realidade existiam dois problemas;
A) O controle de temperatura do ambiente
B) A sensibilidade de componentes naquele tipo de duplexadores.

2 - No Mato Grosso do Sul;

Certa vez fui fazer um atendimento numa madeireira que informava que o rádio de vez em quanto interrompia a comunicação com o depósito no outro lado do rio.
Como no caso anterior não detectei nada de anormal nos equipamentos. Mas o pessoal disse que tinha horário preferencial para apresentar a falha.
Eu estava olhando para o rio quando vi um barco passando e neste instante o pessoal grita lá de dentro da sala, caiu à comunicação. Olhei para a altura da antena no prédio, olho para a altura no depósito no outro lado do rio e digo;
Vocês têm um cano metálico ou algo que possamos aumentar a altura da antena.
Nunca mais reclamaram de problemas.

Meus amigos,
Sobre este tema da temperatura ambiente, influenciando no funcionamento dos equipamentos, certa ocasião, resolvi um problema estranho deste tipo, aproximando o ferro de solda dos componentes da placa de controle de um Conversor Aditivo CC/CC, até que cheguei perto de um mísero diodo e o equipamento começou a oscilar. 
No causo acima, os ar condicionados não tinham sensores de monitoração geral ou estavam desajustados ou ainda congelavam pela função inversa operacional.

Este é mais um causo daqueles! 

J.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário