sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Nicola Tesla um homem muito a frente do seu tempo - Terceira Parte

"Peço aos amigos que deem uma clicada nos reclames da lateral direita ou inferior da página. Assim estarão ajudando este blogueiro a manter a página  e receber algum do Google".

Terceira Parte;

A Guerra das Correntes;

Em 1887, salvo das agruras que passou, Tesla encontrou alguém que acreditava nele, A. K. Brown, ao contrario de Edison tinha muito interessa nesta nova tecnologia proposta, por isso deu todas as condições para desenvolvimento do sonho do Gênio.




Até aquele momento o melhor projeto apresentado para o governo Americano tinha sido o de Edison, gerando e transmitindo a energia elétrica em CC, cujos custos eram altíssimos. As propostas de Tesla era outra que segundo ele, era mais eficiente e muito mais barata.
Tesla imediatamente começou a trabalhar em seu dínamo AC. O dínamo funcionou exatamente como previu todos estes anos dentro de sua mente. Tesla demonstrou sua invenção ao público, e logo se tornou a sensação da comunidade de engenheiros.


Provou que transmitindo em altas tensões os custos seriam menores e que ele já tinha os projetos dos transformadores, provando ser muito mais uma vantagem tecnológica agregada à geração.
Dentre os convertidos por suas palestras à corrente alternada, estava George Westinghouse, quem negociou com Tesla a fabricação dos dínamos ( geradores).
Os primeiros transformadores primitivos;

A primeira aplicação desta tecnologia: As cataratas do Niágara. Westinghouse venceu a concorrência para a utilização do sistema AC, oferecendo metade do que Edison ofereceu para a instalação de um sistema DC.
Com estes valores venceu concorrência governamental, deixando Edson desapontado com o ocorrido.
Tomas Edson:


Em 1895, O sistema de energia AC de Niágara foi inaugurado sem uma única falha, transmitindo energia até Búfalo, a aproximadamente trinta e três quilômetros de distância, uma total impossibilidade com corrente contínua.

George Westinghouse



Não mais uma comodidade luxuosa reservada aos ricos,
A batalha das correntes se tornou praticamente entre investidores, ela já era entre George Westinghouse e Thomas Edison. Os dois tornaram-se adversários devido à campanha publicitária de Edison pela utilização da corrente contínua para distribuição de eletricidade, em contraposição à corrente alternada, defendida por Westinghouse e Nikola Tesla.
Havia diversas explicações para essa rivalidade. Edison era um experimentador voraz, mas não era matemático. A corrente alternada não pode ser devidamente entendida ou aproveitada sem um conhecimento substancial de matemática e física, o que Tesla possuía. Tesla havia trabalhado para Edison, mas foi subestimado (por exemplo, quando soube das idéias de Tesla da transmissão de energia por corrente alternada, Edison recusou-as: "As idéias (de Tesla) são magníficas, mas não são nada práticas Maus sentimentos foram exacerbados quando Tesla foi enganado por Edison ao prometer-lhe uma recompensa por seu trabalho. Edison, mais tarde, teria se arrependido, por não ter ouvido Tesla e utilizado corrente alternada.

Edson não se entregou até o final da batalha.  Realizou uma campanha para desestimular o uso da corrente alternada, inclusive divulgando notícias de acidentes fatais com corrente alternada, ao matar animais publicamente e ao pedir votos contra o uso da corrente alternada em legislaturas estaduais. Edison ordenou que seus técnicos, principalmente Arthur Kennelly e Harold P. Brown, comandassem os vários assassinatos de animais com corrente alternada, principalmente gatos e cães vadios, mas também gado bovino e eqüino indesejável a até uma elefanta chamada Topsy. Sob essas ordens, eles foram à imprensa para demonstrar que a corrente alternada era mais perigosa que o sistema de Edison de corrente contínua. 



 Ele também tentou popularizar o termo being electrocuted (ser eletrocutado) como ser "Westinghoused". Anos depois, a corrente contínua tinha perdido a "guerra das correntes", em 1902, sua equipe de filmagem, supervisionada por funcionários de Edison, fez um vídeo da eletrocussão a alta voltagem com corrente alternada de Topsy, um elefante de circo da Coney Island que recentemente tinha matado um homem.
Edison se opunha à pena de morte, mas seu desejo de rebaixar o sistema de corrente alternada o levou a inventar a cadeira elétrica. Harold P. Brown, que nessa época estava sendo pago por Edison, em segredo, construiu a primeira cadeira elétrica para o estado de Nova Iorque, a fim de promover a idéia de que a corrente alternada era mais mortal que a contínua.
Quando a cadeira foi utilizada pela primeira vez, em 6 de agosto de 1890, os técnicos presentes não souberam calcular a tensão necessária para eletrocutar o preso condenado, William Kemmler. O primeiro choque elétrico não foi suficiente para matá-lo, deixando-o apenas seriamente ferido. O processo teve que ser repetido e um repórter presente o descreveu como "um terrível espetáculo, muito pior que enforcamento." George Westinghouse comentou: "Eles teriam feito melhor se tivessem usado um machado".



Derrotado, Edison tentou uma última cartada, proibiu o uso de sua lâmpada patenteada na Feira Mundial de Chicago em 1893, um evento que selaria em definitivo o vencedor da guerra das correntes. Considero com uma certa razão neste caso, como veremos a seguir.
Mesmo considerando ganho o projeto de iluminação da grande feira, acabou sendo surpreendido com o projeto alternativo e mais barato proposto por seu desafeto, Westinghouse.
Segundo historiadores , Westinghouse , vai a Tesla e conta sobre sua saúde financeira que era péssima, estava a beira da falência em vistas dos investimentos feitos.Fala que fez uma aposta arriscada e dependia do amigo. Os historiadores contam que Tesla ficou emocionado com a situação do amigo que tinha acreditado nele. E que chegará ao ponto de rasgar o contrato que mostrava recebíveis ainda da empresa de Westinghouse
Pego de surpresa ,Tesla volta para os laboratório de pesquisa atrás de uma lâmpada alternativa, diferente da patenteada por Edison. Então ele inventa ainda a tempo de apresentar no show da corrente AC na Feira Mundial, uma lâmpada utilizada até os nossos dias, “A lâmpada fluorescente”.
A Feira Mundial de Chicago, exibiu um sistema de geração e distribuição completamente polifásico, instalado por Westinghouse. Entretanto, nenhum desses projetos foi feito na escala útil de energia do Niágara. Em 16 de novembro de 1896, a energia elétrica foi transmitida das Cataratas do Niágara para as usinas de Buffalo, a partir dos geradores da hidrelétrica Edward Dean Adams. Os geradores da hidrelétrica foram construídos pela Westinghouse Electric Corporation, com a patente do sistema de corrente alternada de Tesla. Nas placas dos geradores, foi gravado o nome de Tesla. Para acalmar os interesses da General Eletric, o contrato de construção das linhas de transmissão para Buffalo foi entregue então a essa empresa.
Exposição de equipamentos de Tesla na Feira Mundial de   Chicago.




O sucesso da aparelhagem nas Cataratas do Niágara foi um ponto decisivo na aceitação da corrente alternada. Esse tipo de corrente substituiu a contínua na geração da estação central e na distribuição de energia, estendendo enormemente a área de cobertura e melhorando a segurança e a eficiência da distribuição de energia. O sistema de distribuição de Edison à baixa tensão, que utilizava corrente contínua, acabou perdendo para dispositivos de corrente alternada propostos por outros colaboradores: primeiramente Tesla, com sistemas polifásicos; e outros, como Charles Proteus Steinmetz - em 1888 ele trabalhava em Pittsburgh para Westinghouse. Finalmente, a empresa General Electric (que resultou da fusão de todas as empresas de Edison mais a base de corrente contínua de Thomson-Houston) começou a fabricar aparelhos à corrente alternada. A centralização da geração de energia só foi possível quando ficou reconhecido que as linhas de energia elétrica de corrente alternada podiam transportar eletricidade as grandes distância a um baixo custo, devido à vantagem da variação de tensão nas vias de transmissão, através de transformadores potentes. Na base de geração, a tensão é aumentada (um número representativo corresponde à geração de tensão na ordem de pequenos kV) para um valor muito mais elevado (dezenas de milhares a centenas de milhares de volts) para a emissão principal, e daí segue-se várias reduções de voltagem, para um valor tão baixo como a utilizada no uso doméstico, por exemplo, 120/240 V CA a 60 Hz na América do Norte e 230/400 V CA a 50 Hertz na Europa.

Turbina Francis da Voith (azul) acoplada a gerador Westinghouse de 117,6 kW (vermelho).





As redes de transmissão atuais de energia em corrente alternada fornecem interligações redundantes e roteamento de energia que ligam qualquer usina de energia a qualquer centro de consumo, baseado na economia das vias de transmissão, do custo da alimentação e da importância de manter um centro de consumo particular alimentado o tempo todo.


Geradores (como os das usinas hidrelétricas) podem ser construídos bem longe dos centros de consumo, uma facilidade utilizada até os nossos dias.

O Próximo tema, "As outras geniais descobertas de Tesla"


Fontes Wikipédia: Guerra das Corentes
Wikipédia Nicola tesla.


 J.A.


Nenhum comentário:

Postar um comentário