CAUSO
JOVEM TÉCNICO ETEPEANO, QUASE DANÇA POR CAUSA DE BATERIAS VENTILADAS
Treinamento de Janeiro a Maio/75
Acabado o treinamento e preparação do jovem técnico para ser mais um Regional Paranaense ( a primeira vez nunca se esquece, primeira viajem de avião - SP/Foz , primeiras cidades como profissional - Nova Aurora, Corbélia e Peabirú ). O jovem inicia seu último estágio de preparação. Acompanhando outro técnico mais experiente nas cidades citadas. Posteriormente o próprio chefe veio conferir como estava indo o jovem antes de libera-lo sozinho representando a empresa. Escolhera quatro cidades da Região Norte Pioneira Paranaense. Se tratava de equipamentos mais antigos, as Fontes Servotrônics ( Primeira ampliação, colocando fontes novas sem desligar nada, a quente, algo nunca imaginado pelo jovem técnico. As cidades seriam Jaguariaíva, Wensceslau Braz, Joaquim Távora e outras...
Passado por estes testes finais ,o jovem técnico estava pronto para iniciar a segunda equipe Saturnia no Paraná.
O Dpto de Infra Estrutura da Telepar foi informado que a Saturnia estaria colocando duas equipes técnicas no estado, formando duas frentes de serviço.
Foi designado para 4 cidades da Região Sul e uma no Litoral, Guaratuba.
Das 4 cidades no Planalto Sul , só 1 Estação as baterias passaram nos testes, a do Litoral tudo ok.
Surgiram conversas entre a chefia da Telepar e da Saturnia que o jovem técnico ainda não estava preparado, pois aquelas Baterias Saturnia nunca tinham apresentado qualquer problema.
O jovem técnico foi questionado se não tinha calculado mal a corrente de descarga, se não tinha carregado bem as baterias, se o shunt não estava medindo errado, na verdade ninguém acreditava muito nas explicações.
Passado uma semana, o jovem técnico conseguiu contato com um dos grandes especialistas da Saturnia Baterias ( Tinha 2 - o Deolino e o Velho Aníbal ) não me lembro qual deles deu consultoria ao jovem.
A primeira pergunta que o especialista fez foi:
- Qual a temperatura nos vasos?
O jovem responde ;
- 10 ou 12 graus!
- Então qual era ambiente ?
Novamente o jovem responde;
-4 a 6 graus !
Oh J.A.! As baterias estão boas, com este frio não vai dar mesmo! Você precisa usar uma tabela de correção que vou encaminhar para o teu chefe.
Depois, foi um alvoroço no EDE-3 da Telepar, consultaram o Eng. Hatiro que era o antigo Diretor Técnico e agora ,tinha sido convocado pelo Governo Federal para trabalhar na nova organização que comandaria o setor de Telecom ( a TELEBRAS). O Eng. Hatiro confirmou e mandou uma tabela com Norma COBEI . Desta forma o jovem técnico continuou trabalhando no Paraná e esta aqui para contar história.
Esta é mais uma história daquelas!
J.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário