quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Afinal, o que é a Próton Terapia ?

"Peço aos amigos que deem uma clicada nos reclames superior, da lateral direita ou inferior da página. Assim estarão ajudando este blogueiro a manter a página  e receber algum do Google".



A repercussão tratamento do câncer no Próton Therapy Center de Praga- Republica Checa.


O recente caso dos pais do menino britânico Ashya King, que sofre de câncer no cérebro e que, no caso, retiraram o garoto do hospital de forma unilateral sem autorização da equipe médica e  esta, acionou a policia e as autoridades judiciais.  Os pais foram acusados de terem retirado seu filho sem autorização do hospital de Southampton, na Inglaterra, em mais um caso que comoveu e dividiu a opinião pública britânica.
Na foto , o menino Ashya King  junto com o irmão.

Os pais acabaram sendo presos na Espanha e depois soltos, ao chegarem ao hospital de Málaga, o pai de Ashya lamentou que a guarda do menino tivesse ficado com um tribunal da Inglaterra, embora as restrições se limitem apenas à retirada da criança do hospital pelos pais.
A justiça britânica planeja realizar uma audiência na próxima segunda-feira para decidir se mantém a custódia de Ashya ou se o devolve a seus pais.
Afinal para onde queriam levar o garoto para um tratamento alternativo?
Que centro é esse que esta oferecendo uma esperança para aqueles que têm um câncer no celebro?
Trata-se do centro médico da capital tcheca, Praga, o Próton Therapy Center Czech (PTC)
Os dirigentes do Centro sensibilizados pelo caso já emitiram uma nota para ajudarem no tratamento.
Segundo o G1, confirmaram nesta quarta-feira, que havia examinado o caso do menino, acrescentando que Ashya deveria, em primeiro lugar, retornar ao Reino Unido para receber "dois ciclos de quimioterapia, o que levaria várias semanas".

Vamos aos dados desde grande centro da medicina moderna que divide com outros centos no mundo esta tecnologia como, por exemplo, este de Atlanta mostrado em vídeo.

Próton Therapy Volta ao Mundo
Tem havido um enorme crescimento no desenvolvimento de outros centros nos últimos anos (como Boston, Houston, Bloomington, etc). Outros centros clínicos têm sido desenvolvidos no Canadá, Japão, China, Suécia, França, Alemanha, Suíça, Itália e outros países já planejam construir esses centros (Polônia, Eslováquia, Hungria, Áustria, Rússia, Austrália). 

As atividades destes centros clínicos são coordenados por ASTRO (Sociedade Americana de Radiologia Terapêutica e Oncologia), e PTCoG (a Próton Therapy Cooperative Group), e eles recomendam a construção de um centro de prótons por dez milhões de pessoas.

Centers atuais são projetados e construídos exclusivamente para o tratamento dos pacientes. Estes centros de usar os dispositivos mais up-to-date terapêutica, diagnóstico e planejamento. Estes dispositivos de radiação modernos destinam-se exclusivamente para uso clínico e, do ponto de vista técnico, são capazes de irradiar praticamente qualquer tipo de site tumor.



Operando centros de prótons clínicos

Praga, o Próton Therapy Center Czech (PTC)


Proton Therapy

O principal objetivo da oncologia é curar os tumores sem danificar o tecido saudável. Terapia Próton atualmente vem mais próxima a esse objetivo.

Apesar do progresso que foi conseguido usando métodos modernos de tratamento, o câncer continua sendo atualmente um dos maiores problemas dentro da medicina. Nos países desenvolvidos, cerca de uma em cada três pessoas sofrem, e uma em cinco anos morre de doença maligna. A República Checa tem uma das taxas mais altas de mortalidade por cancro no mundo (dentro do top ten).
A radioterapia é um dos métodos mais econômicos de tratamento para doenças malignas com uma taxa relativamente alta de eficácia. Nos países desenvolvidos, a radioterapia é atualmente utilizada em 50 - 60% dos pacientes com tumores malignos e da sua contribuição para a terapia complexa continua a aumentar. A partir deste número, um terço dos pacientes são tratados exclusivamente com radioterapia e cerca de dois terços dos pacientes são tratados com radioterapia, em combinação com cirurgia, quimioterapia, terapia hormonal ou terapia alvo biológico. 


Terapia de prótons
Terapia de prótons é um método altamente preciso de radioterapia, principalmente, devido às propriedades físicas dos prótons em si, bem como a forma específica de prótons e das doses distribuídas dentro dos tecidos. 
A utilização deste método resulta em alto controle local sobre os tumores, uma menor probabilidade de danos ao circundante tecidos saudáveis, um baixo risco de complicações e uma maior chance de recuperação rápida após tratamento.
Durante a radiação convencional, um feixe de fótons transfere a maior dose de radiação, para frente do tumor, após o que a radiação penetre no tumor e tecidos normais do paciente por trás do tumor. Em contraste, um feixe de prótons transfere uma dose mínima de radiação para frente do tumor, a dose máxima para a área do tumor e não em si dose de trás do tumor. Portanto, a terapia de prótons é mais segura para o tecido saudável circundante do tumor. 

Quem pode ser tratado?

O tratamento é indicado para todos os pacientes, independentemente da idade, principalmente em função do diagnóstico. Existem grandes resultados a ser alcançados no tratamento de tumores em crianças, em que a utilização de radiação ou quimioterapia convencional fótons está associada com um risco elevado de efeitos secundários e complicações.

 Tratamento Passo a Passo

Fazendo uma nomeação



Os pacientes podem se aproximar do centro através de nosso call center ou formulário de contato para configurar uma consulta inicial. 
Os planos de tratamento são desenvolvidos com base nessa consulta. O tratamento é coberto pelo seguro de saúde 
para pacientes de estados membros da UE.

Diagnostics


O tratamento é precedido por imagem do tumor / s por meio de tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (MRI), tomografia por emissão de pósitrons combinado com tomografia computadorizada (PET / CT), bem como métodos othern. Uma imagem digital 3D do tumor, bem como de estruturas anatômicas importantes adicionais que rodeiam o tumor é criado. Um plano de tratamento de irradiação é estabelecido e determina-se que a dose necessária de radiação destrutiva chega à área do tumor e danificar as células tumorais evitando ao mesmo tempo o excesso de exposição à radiação para os órgãos e tecidos saudáveis ​​circundantes.

Plano de tratamento


O tratamento é fornecido em regime de ambulatório - sessões de irradiação normal (ou 'frações') são fornecidas sem a necessidade de internação. 
Preparação do paciente antes da irradiação demora cerca de 20 minutos; o próprio processo de irradiação dura cerca de 2 minutos. O procedimento é totalmente indolor. As crianças pequenas geralmente são irradiados sob anestesia. O procedimento de tratamento é repetido de acordo com o tipo e tamanho do tumor, com freqüência variável. O ciclo global de tratamento leva em média cerca de 2-8 semanas. Ao longo de todo o processo de tratamento médico do paciente e outros especialistas envolvidos recebem atualizações regulares de progresso (todos os membros da equipe de tratamento são atualizados regularmente, mesmo no caso de pacientes do exterior - via telefone, e-mail, teleconferência, videoconferência, etc).
Em primeiro lugar, como previouly mencionado, o paciente é colocado numa posição exata e reprodutível utilizando vários dispositivos de imobilização e, em seguida, transportados sobre um leito em movimento para a área da sala de tratamento (o pórtico), utilizando um sistema de transporte automático. Antes da irradiação real do tumor, uma máscara feita sob medida é montado para segurar a cabeça do paciente no local. Imediatamente antes da irradiação, a posição do paciente é verificado (via guiada por imagem radioterapia) para a verificação final e ajuste.

Dar seguimento


Nossa maior satisfação vem de um paciente feliz e saudável. O feedback positivo e evidência de resultados terapêuticos são cruciais para o futuro da terapia de prótons e a direção futura da oncologia, diz o site deste conceituado centro médico.

Princípios da Próton Therapy

Terapia de prótons é baseado na utilização de partículas de carga positiva elementares de núcleos de átomos de hidrogênio - ou seja, os prótons, que têm um peso muito maior do que a de elétrons. Os prótons são acelerados num cíclotron a uma velocidade igual a cerca de metade da velocidade da luz. Isso também determina a sua energia, que atinge até 230 MeV (mega-elétron volts) e que lhes permite danificar tumores até uma profundidade de aproximadamente 30 cm. Os prótons são, em seguida, dirigida com um campo magnético forte para um feixe de muito estreita (um "feixe de lápis") e transferida com um elevado grau de precisão através de uma imagem em 3D do tumor maligno. A energia é libertada durante a desaceleração do tecido do tumor com ionização subseqüente e danos no ADN da célula afetada. Se o dano é suficiente, a célula pára de se dividir (e crescente) ou morre imediatamente.

Video do Proton Therapy Center: What to expect


A principal vantagem de o feixe de prótons é o fato de a maior parte da sua energia absoluta é transferido para a área do chamado "pico de Bragg", isto é, diretamente para o tumor, em que tem o máximo efeito destruidor. O feixe de partículas aceleradas tem um alto nível de energia e está orientada de forma muito precisa. A maior parte da energia é transferida apenas para o tecido do tumor. Em comparação com os processos atuais de irradiação, que poupa o tecido saudável em frente do tumor e que não danifica o tecido saudável por trás do tumor em todos os. Uma vez que o paciente é irradiada num sistema isocêntrica de todas as direções e a intensidade dos raios de luz podem ser modulada (IMPT), este método proporciona uma maior redução de efeitos adversos.

A figura mostra a distribuição de profundidade de energia para cada tipo de radiação ionizante.
Embora a curva de fótons demonstra a perda máxima de energia imediatamente sob a pele e, em seguida, a perda gradual contínua (de modo que o tecido saudável em frente do tumor é irradiado com uma dose muito maior do que o tumor real), a curva de profundidade do prótons mostra que a sua energia perda é pequena quando da entrada para o corpo, atinge o seu máximo a uma profundidade específica, (o pico de Bragg) em que a transferência de energia atinge o máximo (a área alvo do tumor) e, em seguida, diminui para zero, de modo que o tecido saudável por trás do tumor não é destruída.

Estas propriedades físicas do feixe de prótons - dose de entrada baixa, dose máxima de energia a profundidade necessária e uma dose de saída zero - permitir modulação extremamente preciso da distribuição da dose no interior do corpo do paciente e representam a principal vantagem do próton radioterapia. Devido a esta característica, é possível aumentar a dose dirigida ao tumor para um nível acima do que pode ser conseguido usando técnicas convencionais, comuns - e, ao mesmo tempo, reduz a dose para os tecidos circundantes que são sensíveis aos efeitos nocivos da radiação.

Vantagens da terapia de prótons

Como a radioterapia funciona?

A radioterapia é basicamente realizada de duas formas. A primeira, chamada de braquiterapia, envolve a precisão colocação de radiação-fontes de curto alcance (radioisótopos) diretamente no local do canceroso tumoral. O seu uso é limitado pela localização anatômica do tumor e ao fato de que é preciso apenas em pequenas áreas. A braquiterapia tem uma utilização definida com precisão, o espectro de indicação de que é significativamente mais estreita em comparação com a radioterapia externa.
A utilização de métodos avançados de radioterapia convencional, como a intensidade modulada radioterapia (IMRT), onde o tumor é irradiado com feixes de intensidade ou técnicas de radioterapia estereotáxica (como o CyberKnife ou Gamma Knife) variável tem proporcionado melhorias significativas de distribuição da dose no tumor e em torno de tecidos saudáveis. Estas técnicas proporcionam muito exata irradiação de dose elevada para uma pequena área alvo, geralmente por um grande número de feixes finos, voltadas de intensa radiação ionizante com uma diminuição da radiação fora da área alvo. As propriedades físicas do fóton, no entanto, mesmo com esses métodos avançados, não mudam e os tecidos saudáveis ​​não estão completamente protegidos contra os danos da radiação. Além disso, o uso de radioterapia estereotáxica é limitado a apenas tumores muito pequenos.
Feixes de prótons também transferir energia para os tecidos saudáveis ​​em frente do tumor, mas muito menos, dependendo da profundidade do tumor sob a superfície do corpo. O centro de tumor recebe 70 - 80% da energia do feixe. O feixe é rapidamente retardado nesse ponto e transfere os seus efeitos destrutivos diretamente para as células tumorais. O valor energético do feixe para trás o tumor diminui para zero. Tecidos por trás do tumor encontram-se na direção do movimento das partículas são - em contraste com a radioterapia convencional - totalmente protegida. Uma vez que a tecnologia atual permite a irradiação com um feixe de prótons a partir de várias direções e a irradiação pode ser modulada (IMPT - intensidade modulada Próton Therapy), há a possibilidade de proteger completamente os órgãos vitais perto do tumor a partir de qualquer dano.

Feixe de prótons pode ser utilizado para o tratamento de tumores malignos, em que as possibilidades terapêuticas são restritas e radioterapia convencional está associada com um risco elevado de efeitos adversos. Isto é particularmente no caso dos tumores da infância, tumores oculares e para aqueles em algumas áreas do cérebro. Esta é uma propriedade única de terapia de prótons. Com todos os outros tumores terapia de prótons sempre mostra um menor risco de efeitos adversos, tornando próton radioterapia uma opção clara de tratamento para o futuro.

Vantagens da terapia de prótons em comparação com a radioterapia convencional usado atualmente:

  • O mínimo de danos para os tecidos circundantes saudáveis ​​e a possibilidade de tratamento de tumores localizados perto órgãos e estruturas importantes - com vantagem definitiva no tratamento de tumores pediátricos.
  • Um baixo risco de efeitos adversos durante e após a suspensão do tratamento com radiação - e uma recuperação mais rápida para pacientes com terapia concluída.
  • Segmentação precisa dos tumores com a máxima proteção de tecido saudável durante a irradiação - reduz significativamente o risco de desenvolvimento de tumores malignos secundários.
  • Alta probabilidade de erradicação completa (destruição) das células tumorais e uma maior probabilidade de sobrevivência a longo prazo.
  • Em última análise, a redução de custos decorrentes dos custos que teria surgido devido aos cuidados médico e social subseqüente para pacientes incuráveis ​​ou em pacientes que sofrem de efeitos adversos significativos após a terapia convencional.
Pena que no Brasil ainda não dispomos desta tecnologia.

Fonte:



Sendo utilizada a tradução do Google e alguns pequenos erros podem existirem portanto.


http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/09/caso-de-menino-doente-levado-de-hospital-abre-dilema-etico-na-europa.html

JA.

Um comentário:

  1. Menino britânico que fez terapia de prótons não teria mais sinais de tumor no cérebro.
    http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/t/edicoes/v/menino-britanico-que-fez-terapia-de-protons-nao-teria-mais-sinais-de-tumor-no-cerebro/4054605/

    ResponderExcluir