quarta-feira, 9 de abril de 2014

Raios – As novas e fantásticas descobertas da ciência - Segunda Parte

Peço aos amigos que deem uma clicada nos reclames da lateral direita ou inferior da página. Assim estarão ajudando este blogueiro a manter a página  e receber algum do Google".


Segunda Parte - :

Raios – As novas e fantásticas descobertas da ciência


O que é Foo Fighters (raios globulares ou fogos de Santelmo)

Cambridge, MA, EUA

Foo fighter é uma expressão em língua inglesa que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial para descrever um fenômeno no qual uma ou mais esferas luminosas alaranjadas eram avistadas por pilotos, perseguindo ou acompanhando seus aviões. A partícula «foo» advém do termo em língua francesa «feu», que significa fogo. Todavia, com a ignorância dos aviadores estadunidenses acerca da língua francesa, o termo acabou por se corromper em «foo», fazendo surgir a expressão, cujo sentido é de um «caça (avião) de fogo». Alguns pilotos aliados criam que fosse uma espécie de arma psicológica dos alemães, que visava atordoar e confundir os pilotos. Terminada a guerra, a hipótese de arma nazista foi descartada. Na verdade, os foo fighters também importunavam os alemães. O assunto era tratado com tanta seriedade pelo alto comando da Luftwaffe que em 1944 foi criada a "Base Especial nº 13" (Sonderbüro Nr. 13), um projeto secreto de investigações, que se ocultava sobre o nome de "Operação Uranus", e tinha o objetivo de recolher, avaliar e estudar os relatórios de observações dos pilotos sobre estranhos objetos voadores que apareciam perto dos aviões alemães.
 Supõe-se que os alemães começaram a ver estes estranhos objetos desde 1943, onde os relatórios começaram a chegar no Estado Maior Superior do Exército do Ar da Alemanha. A criação deste projeto de pesquisa secreto pelo alto comando militar alemão prova que os Foo fighters eram um mistério a ser desvendado também para os nazistas. Um dos primeiros relatórios norte-americanos sobre o fenômeno, datado de outubro de 1943, relatou que quando B-17s (fortalezas-voadoras) estavam voando sobre Schweinfurt, Alemanha, durante vôos de bombardeio, dúzias de discos pequenos e prateados apareceram repentinamente; esses discos tinham cerca de 2,5 cm de espessura e 10 cm em diâmetro. Um dos tripulantes de uma aeronave viu um dos discos atingir a cauda de um dos aviões, mas não provocou nenhum efeito na aeronave.

Foram criadas várias teorias para o fenômeno, inclusive de supostas aparições extraterrestres. Um tipo de descarga elétrica das asas dos aviões (veja Fogo de São Telmo) tem sido sugerido como uma explicação. Outra teoria supõe que as esferas avistadas pelos pilotos eram Raios globulares, mas até hoje não foi encontrado nenhuma explicação satisfatória.
-------------------------------------------------------------------------
Ao mesmo tempo, outro fenômeno de mesma origem, os Fogos de Santelmo.
O fogo-de-santelmo (ou fogo de São Telmo ou ainda fogo de Santo Elmo) consiste numa descarga eletroluminescente provocada pela ionização do arnum forte campo elétrico provocado pelas descargas elétricas. Mesmo sendo chamado de fogo, é na realidade um tipo de plasma provocado por uma enorme diferença de potencial atmosférica.
O fogo-de-santelmo deve o seu nome a São Pedro Gonçalves Telmo ou aSanto Erasmo (também conhecido como Santo Elmo ou São Telmo), santos padroeiros dos marinheiros, mareantes e barqueiros, que haviam observado o fenômeno desde a Antiguidade, e acreditavam que a sua aparição era um sinal propício e que acalmava a tempestade.
Fisicamente, é um resplendor brilhante branco-azulado que, em algumas circunstâncias, tem aspecto de fogo de faísca dupla ou tripla, que surge de estruturas altas e pontiagudas como mastros, cruzes de igreja e chaminés.
O fogo-de-santelmo se observa com frequência nos mastros dos barcos durante as tormentas elétricas no mar, alterando a bússola, para desassossego da tripulação. Benjamin Franklin já observara, em 1749, que o fenômeno é de natureza elétrica.
Também se dá em aviões e dirigíveis. Nestes últimos, era muito perigoso, já que muitos deles eram inflados com hidrogênio, gás muito inflamável.
O fogo-de-santelmo aparece entre as pontas dos cornos dos bovinos durante as tormentas elétricas, e em objetos afiados em meio de um tornado. Não é o mesmo que o fenômeno denominado raio globular, mesmo estando relacionados.
Na Grécia Antiga, a aparição de um único fogo-de-santelmo era chamado de Helena, e, quando eram dois, eram chamados de Castor e Pólux.
----------------------------------------------------------------------

Outro parente muito próximo é os Raios globulares.

Um raio ou relâmpago globular consiste numa descarga elétrica luminosa em forma circular. O fenômeno ainda não foi totalmente explicado pela ciência, mas sabe-se que a descarga tem origem na atmosfera, eventualmente desprendendo-se de uma nuvem, atingindo depois o solo e desaparecendo em poucos instantes.
É um fenômeno natural que é por vezes identificado como um Objeto Voador Não Identificado, consistindo geralmente num círculo de plasma ou gás ionizado. Apresenta uma certa estabilidade durando alguns segundos sendo que, extraordinariamente, pode durar vários minutos. A cor mais comum é descrita como vermelho-alaranjado e o seu tamanho pode variar entre alguns centímetros a um metro.
Embora normalmente ocorram com as tempestades, em algumas ocasiões dão-se mesmo com bom tempo, podendo a sua velocidade atingir os 100 km/h, sendo a sua dinâmica independente da direção do vento ou da gravidade. Produzem sons similares a zumbidos e estalos, libertando à passagem, um odor semelhante a enxofre ou ozônio.
Esse fenómeno tem a capacidade ainda a ser estudada de atravessar materia, há diversas suposiçôes sobre essa peculiar carateristica, mas acredita-se que é devido ao fato do raio globular ser uma esfera de plasma (gás ionizado e eletricamente estimulado).
O fenômeno pode interferir nas emissões de rádio, deixando rastros por onde passa. O seu aparecimento terá afetado pessoas causando queimaduras, paralisias ou até mesmo a morte.Há relatos em cidades do interior em que as pessoas afirmam ter visto um globo de fogo nas ruas.
Todos eles ligados a fenômenos elétricos em meio a tempestades.


Um outro elemento luminoso é Fogo - Fátuo:
Este não parece ter ligação direta como os fenômenos elétricos uma vez que ocorrem em períodos sem tempestade.  Desde as civilizações antigas que esse fenômeno tem registro normalmente associado a alguma divindade e figuras místicas.

Na América da Sul, precisamente em toda região do Pampa é conhecido como boi-tatá (cobra de fogo no linguajar indígena).
Em outros locais as aparições tem os seguintes nomes;
·                    Hinkypunk: ocorre no folclore do sudoeste da Inglaterra. Um hinkypunk é um espírito malévolo que se diverte em atrapalhar e até causar a morte de viajantes que passam por terras remotas pela noite. Sua ação ocorre da seguinte forma: ao avistar um andarilho, o Hinkypunk acende sua tocha. O viajante, cansado, fica feliz em ver a tocha acesa e corre em direção à luz, apercebendo-se tardiamente que fora atraído direto para um penhasco, areia movediça ou uma vala.
  • Pwca: presente no folclore galês. O Pwca, uma criatura com cabeça de um corvo sorridente, cauda de macaco e corpo de fumaça, vive em despenhadeiros, onde gosta de atrair pessoas com música vinda de um violino que carrega. Quando vê sua vítima, o Pwca lhe dá conselhos enganadores, ludibriando e enganando a pessoa, que se perde nas colinas e campos.
  • Kelpie: é a alma de um animal transformada em um cavalo, o Kelpie é um cavalo prateado que vive em grandes lagos e que só aparece em noites de luar. Quando aparece para uma pessoa, o Kelpie se mostra gentil, permitindo que a pessoa o cavalgue até ele voltar para seu lar e matar por afogamento sua montaria.
  • Hitodama: do folclore japonês. Quando alguém morre, sua alma sai do corpo com uma forma imaterial e globular, uma esfera brilhante que se chama hitodama. Segundo essas lendas, a pessoa pode tomá-la para si antes que vá para o outro mundo. Costuma ser carregada por animais como pássaros e raposas.
Os fogos fátuos dão origem a muitas superstições populares. Acredita-se que sejam espíritos diabólicos que molestam ou fazem extraviarem-se os viajantes ou afastar alguém que tenta se aproximar. Há quem os consideram como presságios de morte ou desgraças.
Algumas populações da África, inclusive no sul de Moçambique, enterram os seus mortos, de propósito, a poucos centímetros de profundidade, para verem o fogo fátuo, que seria o espírito do morto que sai do corpo.

Origem:
Quando um corpo orgânico começa a entrar em putrefação, ocorre a emissão do gás fosfina (PH3).

Os fogos-fátuos são produtos da combustão da fosfina gerados pela decomposição de substâncias orgânicas, ou a fosforescência natural dos sais de cálcio presentes nos ossos enterrados.
Por se tratar de um elemento gasoso fosforescente, muitos que avistam o fenômeno tendem a fugir do local rapidamente, o que, devido ao deslocamento do ar, faz com que o fogo fátuo mova-se na mesma direção da pessoa. Tal evento leva muito a acreditar que o fenômeno se trata de um evento sobrenatural, tais como espíritos, fantasmas, dentre outros.
Portanto nada a ver com os fenômenos tratados aqui, ligados aos raios.
Fonte Wikpédia.
---------------------------------------------------------------------------

Os Blue Jets (jatos azuis)
Blue jets (jactos azuis) são fontes móveis de luz azul que se desenvolvem lentamente a partir do topo das nuvens de trovoada ativas até altitudes de cerca de 50 km; os blue starters (precursores azuis) são breves jatos ascendentes de luz azul que se propagam apenas alguns quilômetros acima da nuvem que os origina, terminando abaixo dos 26 km de altitude. Este grupo de fenômenos luminosos foi observado pela primeira vez na década de 1990.



Elves (Elfos)
1.    Também gerados nas fortes tempestades Elves (elfos) são os induzidos pelas descargas, ocorrendo a altitudes de 90–95 km acima do solo, na parte inferior da ionosfera, podendo se espalhar por mais de 300 km numa luminosidade que se espalha em todas as direções. Aparentam ser o resultado da interação entre a ionosfera e o pulso electromagnético (EMP) propagado a partir da descarga, não sendo aparentemente correlacionados com a polaridade do relâmpago fonte.




2.    Pesquisadores e pilotos da NASA voam em meios as novas descobertas, seriam elas inofensivas? As aeronaves modernas já são projetadas para operarem em meio a tempestades, uma gaiola de Faradey perfeita. Até agora nenhum dano causado por estes novos elementos foi registrados.
Mas os estudos não param por aí, eles se destinam ao espaço e ao campo magnético produzidos por nosso planeta a magnos fera e a sua defesa planetária contra as radiações solares.

Os pesquisadores se voltam para uma pesquisa do governo Americano durante a guerra fria, o que aconteceria com uma explosão nuclear na parte mais alta da atmosfera. Esta operação secreta recebeu o nome de “Starfish Prime Event” com objetivo de investigar uma possível guerra nuclear no espaço.  09 de Julho de 1962 uma ogiva de 1,5 Megatons é disparada para os testes a ser detona em meio ao Pacifico.
A explosão ocorre numa região que é conhecida como “Cinturão de Van Allen. Em torno da terra dentro do campo magnético existem duas regiões com grande atividade de partículas radioativas. Elas representam uma ameaça aos astronautas e satélites. Mas entre elas (os cinturões) existe uma região livre de radiação conhecida como safe zone ou safe slot.
Nesta região é onde estão operando os satélites comerciais e a estação espacial.
Quando da explosão testes dos EUA uma enorme carga de radiação foi introduzida nesta zona de baixa radiação, causando danos a satélites da época. Uma surpresa foi que poucas semanas depois a Zona do Safe Slot esta livre da radiação o que teria feito limpeza da região?
Os pesquisadores descobriram que nas erupções solares a região fica muito afetada com partículas radiativas, mas que alguns dias depois ficam limpa novamente. Como assim? Qual seria a força que limparia a Safe Slot das radiações.

Observaram que o processo de limpeza ocorre mais do lado dia do que o lado noite e que é mais intenso no verão do que no inverno
O pesquisador da NASA DR Jim Green, estava lendo um artigo sobre os raios.
Quando de repente percebe que os fenômenos na Safe Slot era igual ao dos raios. Ocorriam mais durante o dia, eram maiores nos continentes do que no mar e eram mais intensos no verão, era isso...
Mas de que forma os raios aqui em baixo poderiam afetar o espaço em redor do planeta.
Em 2005 o Dr. Jim e sua equipe surgem com uma nova e radical teoria, Eles concluiram que o impulso eletromagnético de grande energia gerado por um raio, viajando a velocidade da luz e ao se chocar com as particulas energizadas e radioativas seria capaz de interferir no cinturão.
Segundo ele, menos de 1 segundo depois que o raio atinge a terra, a onda de radio atinge o cinturão de Van Hallen, Ali ela interage com as partículas eletricamente carregadas e radioativas  forçando-as  para fora do Safe Slot.

A teoria do Professor Green coloca os raios como uma das maravilhas da criação, seus benefícios diretos o colocam como responsável pelos mais incríveis beneficios para a vida no planeta. Sem eles não teríamos uma região protegida onde toda a evolução das telecomunicações (satélites) e pesquisa do espaço em geral se apoiam a Zone Safe Slot.

Todos os créditos já indicados no texto mas...
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/
http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/57-artigos-e-materias/496-desvendando-os-fascinios-do-raio.html
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Joseph_Dwyer&prev=/search%3Fq%3DProfessor%2BJoe%2BDwyer%26espv%3D210%26es_sm%3D93
https://cee.mit.edu/ewilliams
http://www.history.com/shows/ancient-aliens/videos/ancient-aliens-foo-fighters#
http://pt.wikipedia.org/wiki/Foo_fighter
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fogo-de-santelmo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Raio_globular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fogo_f%C3%A1tuo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evento_luminoso_transiente
http://science1.nasa.gov/about-us/organization-and-leadership/division-bios/dr-jim-green/
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1105200301.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Van_Allen_radiation_belt
http://relampagosetrovoes.openbrasil.org/

Recomendo também ;


http://blogdonevesja.blogspot.com.br/2014/02/porque-um-descarga-atmosferica.html

J.A.

2 comentários:

  1. Um das séries de TV mais vistas foi o Planeta Feroz do Discovery Channel em anos atrás.
    Então valos relembrar o documentário.
    http://youtu.be/XMktHhJmAcU

    ResponderExcluir
  2. 15/03/2017 09h30 - Atualizado em 15/03/2017 09h33
    Vídeo flagra fenômeno raro 'Gigantic Jets' na Paraíba
    Imagem foi feita por estudante de Campina Grande, no Agreste da Paraíba.
    Fenômeno aconteceu no fim da noite de segunda-feira (13).
    http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2017/03/video-flagra-fenomeno-raro-gigantic-jets-na-paraiba.html

    ResponderExcluir