Eng. Elétrico em choque, prejuízo dobrado!
Quem me contou este causo, foi o chefe de Manutenção do Banespa-SP a muitos anos atrás.
Fiz amizade com o Zé Francisco, quando coordenei a instalação e start-up de 03 No-break´s ASEA de 200 Kva no anos 80 ( o Banespa já tinha 01 máquina mais antiga na mesma potência ASEA).
Ele me contou quando trabalhava num Fabricante de Painéis, Dpto.de montagem de campo, e teria ocorrido o seguinte episódio :
Na instalação de bancos de capacitores de alta, na Subestação da Salgema-Alagoas, um jovem Eng. coordenava os serviços por parte da empresa. Ele disse, que o cara era arrogante, inexperiente, uma verdadeira mala.
Quando terminaram a obra, após parada da planta, foi ativado aquele grande conjunto de capacitores. No dia seguinte detectaram anormalidades , em algumas células. A solução seria aguardar até o próximo fim de semana para desligamento da Subestação.
No entanto o ' MALA ' achou que não precisava esperar tanto, bastava desligar a seccionadora de alta que alimentava os bancos de capacitores. Como ninguém se habilitou para tal feito perigoso, o experto ,resolveu ele mesmo desligar a seccionadora, chamando todos de frouxos. Quando puxou a alavanca , ocorreu um estrondo e um forte arco sobre a chave, explodindo capacitores como se fosse fogos de artifício subindo aos céus. Conseguiu derrubar até, metade do Nordeste.
Quando a equipe de socorro chegou, encontraram o imprudente em choque, agarrado na manopla da chave, parecendo um zumbi. Tiveram dificuldades de abrir a mão do homem que ficou travada.
Sua Empresa teve um prejuízo muito grande em material e mão de obra para consertar o estrago.
O jovem aprendiz de feiticeiro, aprendeu da pior maneira. Se tivesse a equipe na mão e fosse mais humilde, com certeza, alguém teria explicado dos riscos de tal operação.
Este é mais um causo daqueles!
J.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário