segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

A História dos modernos goleiros linha no futebol

"Peço aos amigos que deem uma clicada nos reclames acima, na lateral direita ou inferior da página. Assim estarão ajudando este blogueiro a manter a página  e receber algum do Google".


O futebol ao longo dos tempos sempre teve bons goleiros e até aqueles fora de série, muitos virando lendas no futebol, como Lev Yashin da Russia (o Aranha Negra), Sepp Maier da Alemanha, O goleiro Inglês Gordon Banks, o brasileiro Gilmar dos Santos Neves entre muitos outros.

O futebol evoluiu, desde que a Holanda apresentou aquele futebol, genial em 1974 com uma inovação não só no esquema , mas no jeito de jogar, com muita posse de bola, marcação no campo adversário, troca de posições entre jogadores, exigiu uma nova postura  do goleiro. Com um grande espaço entre  o meio campo e a goleira era necessário um novo posicionamento do goleiro, jogando adiantado.

Vídeo explicativo da Laranja Mecânica:
Este mesmo estilo foi apresentado pela Ajax tradicional clube Holandês logo em seguida e atualmente pelo Barcelona para onde foram treinadores  e jogadores holandesas e que, o Clube Catalão, abraçou este estilo de jogo, tornando-o seu.
Graças a seu treinador atual Guardiola,oriundo do Barcelona,  que acabou aplicando no Bayern de Munique o mesmo estilo e esquema de jogo.
Poderemos citar que a Seleção Espanhola também joga neste estilo.

Era notório que os goleiros precisariam aprenderem a jogarem com o pés para sustentarem o rápido e trépido futebol, sendo um ponto seguro para as bolas recuadas e um líbero nos contra ataques adversários.
 Por incrível que parece coube  a goleiros da América inovarem nesta arte.
Os goleiros Jorge Campos do México, Higuíta da Colômbia, Chilavert do Paraguai e Rogério Ceni do S. Paulo foram exemplos de habilidade em jogar com os pés.

Mas faltava algo a mais, não bastava só o goleiro saber jogar com os pés era necessário que todo um sistema defensivo de um time de futebol se preparasse para jogar com um goleiro linha como no futesal.

Abro um parentese:
O Futesal sofreu atualizações na regra em  em 1990 com aumento da área de atuação do goleiro, proibição de atrasar bolas com as mãos e para o goleiro foi permitido que chutasse contra a área adversaria, que pudesse sair de sua área desde que jogasse com os pés.

Também no Handebol foi inserido a figura do goleiro linha com algumas restrições.”

Enfim o goleiro ideal.

Finalmente surgiu o goleiro linha moderno na figura do goleiro da seleção campeão do mundo no Brasil, o Goleiro Manoel Neuer.


Ele veio completar a evolução no futebol iniciado em 74 pela Holanda e para isso, seus companheiros defensivos tem fator importante. Se observa tanto no Barcelona como na Seleção Alemã e também no  Bayern que os jogadores de defesa quando atrasam a bola se posicionam para receberem de forma  a não deixarem seu goleiro em apuros.
Os zagueiros se deslocam para a linha de fundo, os laterais e meio campistas  procuram os espaços vazios nos lados e meio para receberem a bola de volta. Uma coisa que os goleiros da América não tinham nos seus tempos. Os zagueiros atrasavam a bola e deixavam que eles se virassem e muitas vezes surgiam situações desastrosas. Me vem em mente a lambança de Higuita fez perante Roger Milla. Vídeo abaixo;
Jorge Campos parecia um irresponsável, muitas vezes se lançava ao ataque e abandonava o gol, tal era sua habilidade com os pés.
Vídeo abaixo:

Neuer, não é infalível de vez em quanto tem algum acidente, mas é o exemplo típico do goleiro moderno, que serve com desafogo para os defensores quando estão apertados pelos adversários.
Agora entendo porque  o treinador  atual da Seleção brasileira e treinador de goleiros Cláudio Taffarel colocaram Jeferson na reserva. Tanto ele , quanto Marcelo do Grêmio e Victor do Atlético Mineiro são muitos ruíns no trato da bola com os pés. Já o Goleiro do Inter  Alísson e do Corínthias Cássio tem mais intimidade com a bola e não a chamam de Dona ou Senhora.

Vídeo do melhor goleiro da atualidade.


Goleiros modernos uma evolução da escola Holandesa de praticar um futebol  total, em que, todo time que apostar em muita posse de bola no seu estilo de jogar futebol ,vai ter que olhar com carinho o treinamento dos seus goleiros.

Fontes:

 Wikpédia e vídeos disponíveis no Youtube.


J.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário