sexta-feira, 5 de junho de 2015

Empresa desenvolve diesel feito apenas de ar e água...

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A Revista Eletrônica Jornal da Ciência publicou este

 interessante artigo em 29/04/2015.


A Audi tem criado um chamado combustível diesel 

"sustentável", feita a partir de uma combinação de água e

 dióxido de carbono.

A fabricante de automóveis descreve sua descoberta como o

 "combustível do futuro" e afirma que poderia fornecer um 

método de propulsão de veículos isento de emissão de 

carbono.
Especialistas de energia renovável estão convertendo 

dióxido de carbono e água em uma forma de petróleo bruto,

 conhecido como “azul bruto”, posteriormente transformado 

em diesel. Testes têm mostrado que ele pode ser misturado 

com o diesel a partir de combustíveis fósseis, ou usado 

como combustível isoladamente.
A Audi já começou a usar o novo “e-diesel” para alimentar o 

carro oficial da ministra alemã da Educação e Pesquisa, 

Johanna Wanka, na Alemanha.
Reiner Mangold, chefe de desenvolvimento de produto 

sustentável da empresa, disse: 

"Ao desenvolver o Audi e-diesel, estamos promovendo outro combustível à base de dióxido de carbono que irá permitir a mobilidade de longa distância com praticamente nenhum impacto sobre o clima. Usar o dióxido de carbono como matéria-prima, e não como resultado poluente, representa uma oportunidade, não apenas para a indústria automotiva na Alemanha, mas também para transferir o princípio a outros setores e países”.
O novo combustível foi desenvolvido pela Audi junto com a 

Sunfire, uma empresa de tecnologia de energia, situada em 

Dresden, também na Alemanha.
No desenvolvimento do combustível, a água é primeiramente aquecida para formar vapor. Em seguida, ela é dividida em seu constituinte de hidrogênio e oxigênio, utilizando a eletrólise em alta temperatura. Ao realizar este processo a temperaturas acima de 800 °C, a água rompe com maior eficiência do que em temperatura ambiente. O hidrogênio é então bombeado para um reator com dióxido de carbono a alta pressão e a temperaturas elevadas. Isto gera uma reação para produzir hidrocarbonetos líquidos de cadeia longa. Os hidrocarbonetos representam o bloco de construção básico de todos os combustíveis fósseis, mas o composto produzido no reator é conhecido como “azul bruto”.
A Audi garante que todo o processo é alimentado com energia renovável e pode ser obtido com um rendimento de cerca de 70%. O azul bruto pode, então, ser refinado de uma forma semelhante ao petróleo bruto padrão, para produzir o e-diesel.
De acordo com a montadora, o combustível sintético não contém enxofre ou anéis de hidrocarbonetos - conhecidos como hidrocarbonetos aromáticos - que são encontrados no petróleo bruto e podem criar poluição adicional.
Christian von Olshausen, diretor de tecnologia da Sunfire, disse que o combustível era eficiente e produziu menos poluição do que o diesel tradicional. "O motor fica mais silencioso e menos poluentes estão sendo criados”, garantiu.
A fábrica de processamento especial pretende produzir 
3.000 litros de e-diesel nos próximos meses.

A Audi disse que também extrai o dióxido de carbono do ar 
ambiente usando captura direta. A queima de combustíveis
 fósseis é a principal fonte de emissões de dióxido de 
carbono feita por seres humanos na atmosfera e está 
causando o aquecimento global. Ao capturar as emissões 
das usinas de energia e removê-las do ar, a Audi diz que
 seu novo combustível pode ser usado sem aumentar a
 carga de gás na atmosfera.
Fonte :

J.A.

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