Confronto de Gênios, pioneiros no avanço espacial.
Dentro da série de TV “Mentes
Brilhantes do National Geographic,
trás o confronto entre - Von Braun vs Korolev
Um
documentário interessante sobre a corrida espacial entre USA e Rússia onde
estes dois cientistas foram personagens importantes.
Quem foram estes
personagens:
Wernher
Magnus Maximilian von Braun (Wirsitz, 23 de março de 1912 — Alexandria, 16 de junho de 1977) foi um engenheiro alemão
e uma das principais figuras no desenvolvimento do foguete V-2 na Alemanha Nazista e do foguete Saturno V nos Estados Unidos.
Ele foi uma das principais figuras no desenvolvimento de tecnologias de
foguetes para a Alemanha Nazista, na qual , foi membro do Partido Nazista e das SS.
Um pioneiro
e visionário das viagens
espaciais, ele é mundialmente conhecido por sua liderança do projeto
aerospacial americano durante a Corrida Espacial,
tendo trabalhado como projetista chefe do primeiro foguete de grande porte
movido a combustível líquido produzido em série, o Aggregat 4, e por liderar
o desenvolvimento do foguete Saturno V,
que levou os astronautas dos EUA à Lua, em julho de 1969.
Sergei Pavlovich Korolev (em russo: Серге́й Па́влович
Королёв, em ucraniano: Сергі́й
Па́влович Корольoв Jitomir,
30 de dezembro de 1906 jul./ 12 de janeiro de 1907greg. — Moscou, 14 de janeiro de 1966) foi um engenheiro russo e o principal engenheiro de foguetes e de aeronaves soviético durante a corrida espacial entre a União Soviética e os Estados Unidos durante os anos 1950 e 1960. Korolev é
amplamente considerado o pai da astronáutica
russa.
Como
engenheiro-chefe do programa espacial soviético, ele foi
diretamente responsável pelos sucessos pioneiros da União Soviética na corrida
espacial, incluindo o lançamento do satélite Sputnik,
o primeiro objeto feito pelo homem a ser posto em órbita; a missão que levou o
primeiro ser vivo ao espaço, Laika; o primeiro satélite
a chegar à lua e a fotografa-la e também, a enviar imagens de seu lado escuro; da
missão que primeiro teve sucesso em levar ao espaço e trazer em segurança um
ser vivo de volta à Terra; a missão Vostok,
que colocou Iuri Gagarin em órbita em 12 de abril de 1961, o
primeiro humano no espaço; e a missão que levou o primeiro homem a caminhar no
espaço, Aleksei Leonov e a primeira mulher no espaço ,Valentina Vladimirovna Tereshkova .
Segundo o
documentário ambos tinham muitas coisa parecidas que eram como, irmãos siameses
na genialidade, nos anseios de avanços espaciais e até na relação política com
seus governos.
Juventude e Educação:
A) Wernher von Braun nasceu em Wirsitz, na província
de Posen, hoje chamada Wyrzysk na Polónia e à época parte da Prússia e do Império
Alemão. Era o segundo
de três irmãos. Ele pertencia a uma família de aristocratas, que herdaram o
título de Freiherr (equivalente ao título de barão). Seu pai, Magnus Freiherr von Braun (1878–1972), foi
funcionário público de carreira, serviu como ministro da Agricultura durante a República
de Weimar.
Ao final da Primeira
Guerra Mundial, von
Braun e sua família, como várias outras, se mudaram para a Alemanha. Eles se
fixaram em Berlim, onde von Braun, então com 12 anos, inspirado pelos
records de velocidade de Max Valier e Fritz von Opel, em carros movidos a foguetes, causou
um rebuliço nas ruas ao acionar uma carroça de brinquedo com fogos de artifício, tendo sido
recolhido sob custódia pela polícia local até que seu pai viesse buscá-lo
No começo
de 1925, von Braun começou a estudar num colégio interno, no castelo de
Ettersburg, próximo a Weimar,
onde ele não obteve bons resultados em física e matemática. Lá ele teve contato
com uma cópia do trabalho de Hermann Oberth Die Rakete zu den Planetenräumen (1923), "Foguete no espaço
interplanetário". Em 1928,
os seus pais o transferiram para o Internato Hermann-Lietz, localizado na ilha
de Spiekeroog no Mar do Norte. Viagens espaciais sempre fascinaram von Braun, e
daquela época em diante, ele se aplicou muito em física e matemática, para
atingir seus objetivos na engenharia de foguetes.
Em 1930,
ele entrou para o Instituto de Tecnologia Charlottenburg de Berlim.
Lá ele se juntou ao grupo Verein für Raumschiffahrt (VfR, Sociedade para Viagens
Espaciais), se tornando assistente de Willy Ley e Hermann Oberth,
nos seus testes de motores de foguete a combustível líquido. Na primavera de
1932, ele se graduou com bacharel em Engenharia Mecânica. Com
o grau de bacharel obtido, von Braun foi contratado por Walter
Dornberger como um
empregado civil do programa de mísseis da Heereswaffenamt, agência responsável pelo
rearmamento alemão. Devido ao seu contato prévio com a teoria de foguetes, ele
se convenceu de que aquele título não seria suficiente, o que o fez entrar para
a Universidade de Berlin para prosseguir nos estudos de
graduação. Obteve o título de Ph.D. em física,
com a tese "Contribuições teóricas e experimentais para o problema
estrutural nos foguetes a combustível líquido" em 1934.
Essa
posição o levou a atuar no campo de pesquisas do Exército em Kummersdorf,
cerca de 30
quilômetros ao sul de Berlim. Naquele mesmo ano, um dos
foguetes concebidos por ele, lançado da ilha de Borkum no Mar do Norte, atingiu
2.200 metros
de altitude. Entre 1935 e 1937, von Braun e a equipe de Ernst Heinkel
desenvolveram um motor foguete destinado ao uso em aviões, primeiro em
Kummersdorf, mais tarde em Neuhardenberg, onde o motor foguete foi testado num Heinkel He
112.
B) Já Korolev as
informações disponíveis são menores na Wikpédia mas consta que...;
Em 1922,
Korolev foi aprovado em um exame de admissão à escola de construção em Odessa,
Ucrânia. Lá começou a se interessar pela aviação. Dois anos depois, entrou no
Instituto Politécnico de Kiev, onde se aliou a
entusiastas de planadores. Em 1926 se transferiu para a Universidade Técnica Estatal Bauman
de Moscou (MVTU).
Concluiu
seus estudos na MVTU em 1929. Em 1931 entrou no Instituto de Hidrodinâmica e
Central Aérea (TsAGI). Em seguida, em julho de 1932, Korolev foi escolhido
chefe do grupo de pesquisa em propulsão do jato (GIRD), um dos centros de
pesquisas em desenvolvimento de foguetes mais modernos da URSS. Em 1933, o grupo
reorganizou o instituto de pesquisa em propulsão do jato (RNII), onde Korolev
se tornou chefe. Nela, o engenheiro conduziu o desenvolvimento de um planador
equipado de foguete e de mísseis de cruzeiro.
Problemas Políticos com seus governos:
C) Em março de 1944, von Braun foi pivô de uma conspiração de Heinrich Himmler para obter o controle de todos os
programas de armamento alemães, inclusive o de foguetes. Com isso, von Braun
foi detido em 15 de março de 1944, e levado para uma cela da Gestapo na
Polônia, onde ficou detido por duas semanas, até que Dornberger conseguiu a sua
"liberdade condicional". O primeiro A-4 de combate, rebatizado como
V-2 (Vergeltungswaffe 2 "Arma de Vingança 2"), para fins de
propaganda, foi lançado contra a Inglaterra em 7 de setembro de 1944, apenas 21
meses depois de o projeto ter sido aprovado oficialmente. Em 29 de outubro
daquele mesmo ano, Wernher von Braun e Walter Dornberger, foram condecorados
com a Cruz do Cavaleiro de mérito de guerra, pelos resultados das operações com
a V-2.
D) Já
Korolev...
No período de grandes expulsões feita por Josef Stalin, Korolev foi preso e levado para um
acampamento em Gulag,
na Sibéria, em 27 de junho de 1938. Em março de
1940 Korolev retornou a Moscou e foi levado à prisão de Butyrskaya. Em
10 de julho do mesmo ano, uma comissão especial liderada por Lavrenti Beria, chefe da polícia secreta de Stalin,
sentenciou Korolev a oito anos de trabalhos forçados em acampamento, acusado
por sabotagem. Porém, em setembro, ele foi transferido para o sharashka, um
departamento de projeto de aviação na prisão. Era chamado oficialmente de
KB-29. Ao mesmo departamento foi levado Andrei Tupolev, também prisioneiro em Gulag.
Desenvolvimento e Reabilitação:
Durante a
segunda Guerra Mundial era notório o avanço alemão na tecnologia de foguetes
e tanto americanos, Russos e Ingleses
corriam atrás destes projetos e avanços tecnológicos para a época.
E) W von Braun - O uso da
V-2 como arma teve início em setembro de 1944, com um lançamento sobre Paris. Pouco mais de 3.200 V-2 foram
lançadas. Os principais alvos foram: Londres (1.358) e Antuérpia (1.610).
Surpreendentemente, a força explosiva de todas essas V-2 em conjunto, era pouco
maior que a capacidade de um bombardeiro médio da época. O seu trunfo, era
psicológico, porque contra essa arma inédita, não havia defesas nem avisos, mas
a sua importância militar estratégica era baixa. Os lançamentos continuaram até
27 de março de 1945, quando os dois últimos foguetes foram lançados contra
Londres.
Em janeiro
de 1945, os principais membros da equipe de Peenemünde, liderados por von
Braun, decidiram por uma retirada para a região central da Alemanha, de forma a
ter mais chances de se render aos norte-americanos, temendo a conhecida
crueldade dos soviéticos para com os prisioneiros de guerra. Tirando proveito
de ordens e documentos conflitantes, von Braun forjou alguns documentos e com
eles, conseguiu evacuar e transportar cerca de 500 técnicos, engenheiros e
cientistas para a região, onde ficava a fábrica das V-2, conhecida como Mittelwerk, onde eles continuaram trabalhando.
Poucas semanas depois da evacuação, eles souberam que Peenemünde foi capturada
pelas tropas soviéticas. Temendo que os seus importantes documentos fossem
destruídos pelo pessoal da SS, von Braun ordenou que os documentos fossem
escondidos numa mina abandonada nos campos da região de Harz.
Logo que
chegaram à fábrica das V-2, o general Kammler ordenou que von Braun e 500 dos
principais cientistas fossem separados de suas famílias e aprisionados num
campo de prisioneiros perto da vila de Oberammergau. Usando seu poder de
convencimento e argumentações, von Braun conseguiu que os cientistas ficassem
fora do campo desde que permanecessem na vila e usando trajes civis.
Em 15 de
março de 1945, numa viagem curta entre Bleicherode e Naumburg, von Braun sofreu
um acidente quando o seu motorista dormiu ao volante. Este acidente rendeu a
von Braun fraturas no ombro e no braço. Apesar de desaconselhado pelos médicos
ele insistiu em ser engessado para que pudesse se locomover e sair do hospital.
Por conta disso, um mês depois ele precisou que ser novamente hospitalizado
para que seus ossos fossem novamente quebrados e realinhados.
F) Já
Korolev tinha sido reabilitado pelo governo Russo justamente para pesquisar
naquele final de guerra estas tecnologias utilizadas pelos Nazistas.
Em 8 de
setembro de 1945, Korolev viajou a Alemanha para a avaliação e restauração dos
mísseis balísticos V-2. Em agosto de 1946,
ainda na Alemanha, Korolev foi nomeado chefe de um departamento no NII-88,
criado recentemente em Podlipki, nordeste de Moscou.
A organização era responsável pelo desenvolvimento e produção industrial do
míssil, baseado na tecnologia do V-2 alemão.
Korolev
conduziu o desenvolvimento de diversas gerações de satélites lançados por
mísseis balísticos, de veículos de lançamento com fins científicos, militares e
de comunicações. Ele também desenvolveu projetos de exploração interplanetária
e equipou as naves espaciais soviéticas.
A preferência de Von Braun pela
América:
Em 11 de abril de 1945, as tropas Norte
americanas, tomaram a cidade de Bleicherode,
na região de Kohnstein,
onde ficava a fábrica das V-2. De lá cerca de 100 V-2 completas e milhares de
partes e equipamentos foram "capturados" como espólio de guerra e
transferidos para os Estados Unidos, onde formaram a base de estudos práticos
do programa de mísseis de defesa.
Em 2 de
maio de 1945, o irmão mais novo de von Braun, Magnus von Braun,
teve êxito em encontrar soldados norte-americanos da 44a divisão de infantaria,
e mesmo com um inglês limitado, conseguiu explicar que havia um grupo de
cientistas ligados ao desenvolvimento da V-2 disposto a se render a eles. O alto comando americano, já tinha
ciência da existência desses cientistas, e o nome de von Braun estava no topo
da lista. Em 19 de junho de 1945, apenas dois dias antes de entregar a área da
fábrica aos soviéticos, conforme os acordos vigentes, von Braun e seus
principais colegas foram transferidos para Nordhausen,
e em seguida para a pequena cidade de Witzenhausen 64 km distante, na zona de ocupação
americana.
Von Braun
foi interrogado no centro de detenção de "Dustbin" no castelo de
Kransberg, onde a elite econômica científica e tecnológica do terceiro Reich
era interrogada por oficiais de inteligência britânicos e norte-americanos. Inicialmente, von Braun foi recrutado
pelos Estados Unidos, sob um programa chamado "Operação Overcast",
mais tarde designado Operação Paperclip.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wernher_von_Braun
Tinha inicio a corrida Espacial entre USA e
Rússia.
O programa
espacial soviético, estava ligado aos seus planos
quinquenais e desde o
início recebia apoio dos militares. Apesar de Korolev ser motivado "por um
sonho único de viagens espaciais", ele geralmente mantinha isso em segredo
quando tratava de projetos militares. Depois do primeiro teste de bomba atômica na URSS em 1949, um míssil capaz de
carregar uma ogiva daquele tamanho aos Estados Unidos se torna necessário, e
com ele a disposição, Korolev e outros insistiam na idéia de satélites e naves
tripuladas. Apesar disso, o primeiro foguete com animais a bordo foi lançado em
1951; os dois cães foram recuperados vivos depois de chegar a 101 km de altitude. Dois
meses antes de os Estados Unidos efetuar um experimento semelhante. Esse e
outros vôos subsequêntes, deram aos soviéticos uma valiosa experiência em medicina
espacial.
Devido ao
seu alcance global e grande capacidade de carga (cerca de 5 toneladas), o
míssil R-7 Semyorka não era apenas efetivo como arma
nuclear, mas também uma base excelente para um veículo lançador espacial. O
anúncio dos Estados Unidos em Julho de 1955 dos seus planos de lançar um
satélite durante o Ano Internacional da Geofísica ajudou muito Korolev a persuadir o
líder soviético Nikita
Khrushchev a
patrocinar seus planos a partir de Janeiro de 1956, com o objetivo de suplantar
os Estados Unidos. Foram
aprovados planos para um satélite artificial de observação da Terra (o Sputnik I)
para adquirir conhecimento sobre o espaço além de quatro satélites de
reconhecimento (da série Zenit). Foram planejados mais tarde, novos
desenvolvimentos, como: missões não tripuladas à Lua e missões tripuladas em
órbita da Terra.
O foguete SputnikPS.
Depois que
o primeiro Sputnik provou ser um ótimo elemento de propaganda, Korolev, então
apenas conhecido como o misterioso "Desenhista chefe de foguetes
espaciais", foi encarregado de acelerar o programa
de missões tripuladas, cujo projeto foi combinado com o programa Zenit para
criar a espaçonave Vostok. Influenciado pelas ideias de Tsiolkovsky, que
escolheu Marte como o objetivo mais importante das viagens espaciais no início
dos anos 60, o programa espacial soviético sob a liderança de Korolev criou
grandes planos para viagens a Marte para o período entre 1968 e 1970. Com um
sistema de suporte de vida em circuito fechado e motores de foguete elétricos e
lançados a partir de grandes estações espaciais orbitando a Terra, esses planos
eram muito mais ambiciosos que os do Projeto Apollo.
Segundo o documentário, a colocação em órbita de um satélite
pelos soviéticos pegou o governo americano de surpresa que até aquele momento
mantinha Von Braun e sua equipe como uma reserva técnica, ficando os planos
desta tecnologia a cargo da Marinha.
Enquanto trabalhava para projetos de foguetes para o exército “Em 1950, no início da Guerra da Coreia, von Braun e sua equipe foram transferidos
para Huntsville, no Alabama, seu lar pelos próximos 20 anos. Entre
1950 e 1956, von Braun liderou a equipe de desenvolvimento de foguetes do
Exército no Redstone
Arsenal, resultando no foguete Redstone, que foi utilizado no primeiro teste
real de míssil balístico nuclear conduzido pelos Estados unidos. Isto levou
também, ao desenvolvimento do primeiro sistema de controle de navegação
inercial de alta precisão, usado nesse foguete. Em 1952, nasce a segunda filha de von
Braun, Margrit Cécile.”
Teve tempo
de escrever e participar de programas ao
lado Walt Disney;
“Repetindo
o padrão estabelecido no início de sua carreira, von Braun, enquanto dirigia
programas de desenvolvimento de mísseis no mundo real, continuava envolvido no
processo de divulgar seus sonhos de um futuro onde os foguetes fossem usados
para viagens espaciais. Desde 1950, publicando artigos no "The Huntsville
Times", esse esforço resultou numa onda de publicidade ao redor de voos à
Lua, impulsionada por dois filmes de ficção científica: "Destination
Moon" e "Rocketship X-M". Em 1952, von Braun publicou pela
primeira vez o seu conceito de uma estação espacial tripulada numa série de
artigos intitulados "Man Will Conquer Space Soon!", na revista
Collier's Weekly. Esses artigos eram ilustrados pelo artista Chesley Bonestell
ajudando a divulgar suas ideias. Frequentemente, von Braun trabalhou em
conjunto com seu amigo Willy Ley para publicar seus conceitos, os quais não por
acaso, tinham um forte embasamento científico, antecipando muitos aspectos
técnicos que mais tarde se tornaram realidade. Nesse mesmo período foram
publicados trabalhos sobre viagens tripuladas à Marte, usando a estação
espacial como ponto de partida.
Na
esperança de que o seu envolvimento pudesse trazer mais interesse do público
para o futuro do programa espacial, von Braun começou a trabalhar com Walt
Disney e os seus estúdios como diretor técnico, inicialmente para três filmes
sobre exploração espacial. A primeira transmissão dedicada a esse tema, foi
"Man in Space" que foi ao ar pela primeira vez em 9 de março de 1955,
atingindo 42 milhões de pessoas.
Não
oficialmente classificada como a segunda maior taxa de audiência na história da
televisão Norte americana”
Enquanto isso os Russos avançam e depois do Sputinik...
"Os Russo colocam a Cadela Laika no
espaço.”
Em 3 de novembro de 1957, a cachorra Laika
tornou-se o primeiro ser vivo a viajar para o espaço. A viagem a bordo do
satélite soviético Sputnik 2 permitiu observações importantes para futuras
viagens espaciais.
http://www.dw.com/pt-br/1957-laika-%C3%A9-o-primeiro-ser-vivo-no-espa%C3%A7o/a-666643Por fim colocam o primeiro homem no espaço;
“Em 1960 Gagarin foi um dos 20 pilotos
selecionados, após rigorosos testes físicos e psicológicos, para o programa
espacial soviético, e
acabou por ser escolhido para ser o primeiro a ir ao espaço, pelo seu excelente
desempenho no treinamento, sua origem camponesa – que contava pontos no sistema comunista - sua personalidade magnética e
esfuziante e, principalmente, devido às suas características físicas – ele
tinha 1,57 m
de altura e 69kg – já que a nave programada para a viagem pioneira em órbita, a espaçonave
Vostok (que em russo significa "Oriente"), tinha um espaço mínimo
para o piloto.
Os americanos estavam atônitos.
A sensação na imprensa Americana convenceu os russos a seguir em frente
com o Sputnik 2, e também forçou Eisenhower a fortalecer os planos para um
satélite americano. Além do programa Vanguard, que estava em desenvolvimento no
Laboratório de Pesquisa da Marinha Americana, o Explorer do JPL se tornou o
substituto no caso do Vanguard falhar – o que realmente aconteceu no dia 6 de
dezembro de 1957, quando explodiu metros acima de sua plataforma de lançamento
(uma segunda tentativa dois meses depois também terminou em explosão).
Fonte : http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/sputnik_lancou_a_corrida_espacial.html
Foi aí que uma nova postura
com relação aos cientistas alemães foi decisiva para uma mudança no programa espacial americano.
A Criação da NASA.
A NASA foi
formalizada por lei em 29 de julho de 1958. Um dia depois, o 50º foguete
Redstone foi lançado com sucesso do Atol Johnston no Pacífico Sul como parte da
operação Hardtack I. Dois anos depois, a NASA inaugurou o Marshall Space Flight
Center no arsenal Redstone em Huntsville, a equipe de desenvolvimento da ABMA
liderada por von Braun foi transferida para a NASA. Num encontro direto com
Herb York no Pentágono, von Braun deixou claro que ele só iria para a NASA
somente se o desenvolvimento do foguete Saturno continuasse. De julho de 1960 a fevereiro de 1970,
von Braun se tornou o primeiro diretor do Marshall Space Flight Center.
Imagem do foguete Saturno V.
O primeiro
grande programa do centro Marshall, foi o desenvolvimento dos foguetes Saturno
para transportar cargas úteis maiores para além da órbita da Terra. A partir
daí, o programa Apollo para vôos tripulados à Lua foi desenvolvido. Wernher von
Braun, inicialmente apoiou o uso de uma técnica chamada "Earth orbit
rendezvous" (acoplamento em órbita terrestre), mas em 1962 ele passou a
apoiar a outra alternativa, chamada "lunar orbit rendezvous"
(acoplamento em órbita lunar), que acabou sendo o utilizado. Durante o projeto
Apollo, ele trabalhou diretamente com o seu antigo colega de Peenemünde, Kurt
H. Debus, o primeiro diretor do Kennedy Space Center. O seu sonho de conduzir a
espécie humana a pousar na Lua se tornou realidade em 16 de julho de 1969,
quando um foguete Saturno desenvolvido no centro Marshall, lançou a tripulação
da Apollo 11 na sua missão histórica de oito dias. Ao longo do programa Apollo,
os foguetes Saturno V permitiu que seis tripulações de astronautas atingissem a
superfície da Lua.
No final da
década de 60, von Braun foi fundamental no desenvolvimento do Centro Espacial
de de foguetes em Huntsville.
A mesa da qual ele comandou a entrada da América na corrida
espacial, permanece em exibição nesse local.
Num
memorando interno datado de 16 de janeiro de 1969, von Braun confirmou aos
membros de sua equipe, sua intenção de permanecer como diretor do centro
Marshall em Huntsville para liderar o programa Apollo. Poucos meses depois por
ocasião do primeiro pouso na Lua, ele expressou publicamente o seu otimismo de
que o foguete Saturno V continuasse a ser desenvolvido para missões à Marte nos
anos 80.
No entanto,
em março de 1970, von Braun e sua família foram realocados em Washington, D.C.,
onde ele foi "promovido" ao posto de Diretor Associado de
Planejamento no escritório central da NASA. Depois de uma série de conflitos
associados à interrupção do Programa Apollo, e encarando severos cortes de
orçamento, von Braun deixou a NASA em 26 de maio de 1972. Não somente ficou
claro na época que as visões dele e da NASA para o futuro dos projetos
espaciais norte americanos eram incompatíveis, mas também muito mais frustrante
para ele, o fato de o apoio popular a uma presença contínua do homem no espaço,
diminuiu dramaticamente a partir do momento em que o objetivo de chegar à Lua
foi atingido.
Depois de deixar a NASA, von Braun se tornou Vice Presidente de Engenharia
e Desenvolvimento na Fairchild Industries em Germantown, Maryland em 1 de julho
de 1972.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wernher_von_Braun
Já Korolev enfrentava desafios internos.
Diferente
do programa espacial dos Estados Unidos, que tinha a NASA como única
instituição coordenadora dirigida pelo seu administrador, James Webb durante a década de 60, o programa
soviético estava dividido entre vários escritórios de projeto competindo entre
si. Apesar do enorme sucesso dos Sputniks entre 1957 e 1961 e as Vostok entre
1961 e 1964, depois de 1958, o escritório de projetos de Korolev, o OKB-1 enfrentou uma concorrência crescente
dos seus rivais, os projetistas chefes: Mikhail Yangel, Valentin Glushko,
e Vladimir
Chelomei. Korolev planejou seguir adiante com o desenvolvimento da
espaçonave Soyuz e do foguete pesado N-1 que deveria ser a base para uma
estação espacial tripulada permanente e exploração tripulada da Lua. No
entanto, Ustinov o orientou a se concentrar em missões
próximas da Terra com a espaçonave Voskod, uma versão melhorada da Vostok, e
também missões não tripuladas a outros planetas, como Vênus e Marte.
Yangel foi assistente de Korolev mas com o
apoio dos militares ele conseguiu seu próprio escritório de projetos em 1954
para trabalhar primordialmente dedicado ao programa espacial militar. Ele
contava com a equipe mais forte no projeto de motores, incluindo o uso de combustíveis hipergólicos, mas depois da "Catástrofe de Nedelin" em 1960, Yangel foi
orientado a concentrar seus esforços no desenvolvimento de mísseis intercontinentais.
Ele continuou a desenvolver seus próprios desenhos de grandes veículos
lançadores, similares ao N-1 de Korolev, tanto para fins militares quanto para
o transporte de cargas pesadas ao espaço para a construção de futuras estações
espaciais.
Glushko era o desenhista chefe dos motores de
foguete, mas ele tinha um atrito pessoal com Korolev e se recusou a desenvolver
motores criogênicos maiores com uma única câmara de combustão que Korolev
precisava para desenvolver lançadores maiores.
Chelomei se beneficiou do apadrinhamento de
Khrushchev e em 1960 lhe foi dada
a incumbência de desenvolver um grande foguete capaz de enviar uma espaçonave
tripulada ao redor da Lua e uma estação espacial tripulada para os militares.
Com sua limitada experiência na área espacial esse desenvolvimento foi
demasiado lento.
O progresso
do Projeto Apollo estava preocupando os desenhistas
chefes soviéticos, que, no entanto, tentavam cada um levar adiante o seu
próprio projeto como resposta aos norte americanos. Com isso, vários projetos
redundantes foram aprovados, o que acabou comprometendo ainda mais os projetos
já aprovados. Apesar disso, e devido à "persistência incomum" de
Korolev, em Agosto de 1964, mais de três anos depois que os Estados Unidos
declarou sua intenção de levar um homem à Lua, a União Soviética finalmente
decidiu entrar na competição. Ele determinou a meta de um pouso lunar em 1967
(ano do 50º aniversário da Revolução de Outubro), ou 1968. Num determinado momento dos anos 60, o
programa espacial soviético estava desenvolvendo cerca de trinta projetos
diferentes para foguetes lançadores e espaçonaves. Com a queda de Krushchev em
1964, Korolev recebeu o controle completo do programa espacial tripulado.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_espacial_sovi%C3%A9tico
A perda dos dois gênios foi mais
sentida na União Soviética onde o Gênio Korolev era o principal responsável
pelo programa espacial.
Já para os americanos, embora a
importância, a perda de Von Braun não foi motivo de ineficiência no seu programa
espacial.
O Final de vida dos gênios:
Korolev:
Em 1962,
problemas de saúde de Sergei Korolev estavam começando a acumular-se e ele
estava sofrendo de inúmeras doenças. Ele
teve um ataque de hemorragia intestinal que o levou a ser levado para o
hospital em uma ambulância. Em
1964, os médicos o diagnosticaram com arritmia cardíaca . Em
fevereiro, ele passou dez dias no hospital após um problema de coração.Pouco
depois ele estava sofrendo de inflamação de sua vesícula biliar . A
crescente pressão de sua carga de trabalho também foi tomando um pedágio
pesado, e ele estava sofrendo de um monte de fadiga. Korolev também estava passando por
perda de audição, possivelmente a partir de uma exposição repetida a testes de
motor de foguete altos.
As
circunstâncias reais da morte de Korolev permanecem um pouco incerto. Em dezembro de 1965, ele foi
supostamente diagnosticado com um sangramento de pólipos em seu intestino grosso . Ele
entrou no hospital em 05 de janeiro de 1966 para cirurgia pouco de rotina. Ele morreu nove dias depois. Foi declarado pelo governo de que ele
tinha o que acabou por ser um grande, canceroso tumor em seu abdômen. Mas Glushko relatou mais tarde que ele
realmente morreu devido a uma operação mal executada para hemorróidas . Outra
versão indica que a operação estava indo bem e ninguém estava prevendo
quaisquer complicações. De
repente, durante a operação, Korolev começou a sangrar. Os médicos tentaram fornecer intubação para ele para lhe permitir respirar
livremente, mas suas mandíbulas, feridos durante o seu tempo em um gulag, não
tinha curado adequadamente e impediram a instalação do tubo de respiração. Korolev morreu sem recuperar a
consciência. De acordo com
Harford, a família de Korolev confirmou a história câncer. Seu coração fraco contribuiu para sua
morte durante a cirurgia.
O túmulo de Korolev (à esquerda) nas Necropolis parede de Kremlin
Von Braun -
Em 1973, um
exame de saúde de rotina revelou um câncer renal, o qual não pôde ser
controlado cirurgicamente nos anos seguintes. Von Braun continuou seu trabalho
de acordo com as suas possibilidades, aceitando convites para palestras em
colégios e universidades, dando sequência à sua campanha de cultivar o
interesse de estudantes e novas gerações de engenheiros em vôos espaciais
tripulados e foguetes. Em uma dessas visitas na primavera de 1974 ao Colégio
Allegheny, von Braun revelou alguns aspectos de sua vida pessoal, como uma
alergia a travesseiros de pena e um certo desdém quanto a algumas músicas de
rock daquela época.
Von Braun
ajudou a criar e promover o National Space Institute, precursor da atual
National Space Society, em 1975, tornando-se seu primeiro Presidente. Em 1976,
ele se tornou consultor científico de Lutz Kayser, dono da OTRAG, e um membro do
quadro diretor da Daimler-Benz. No entanto, seu estado de saúde debilitado, o
forçou a se retirar da Fairchild em 31 de dezembro de 1976. Quando a Medalha
Nacional da Ciência, foi concedida a ele em 1977, ele já estava hospitalizado,
ficando impedido de comparecer à cerimônia na Casa Branca.
Em 16 de junho de 1977, Wernher von Braun morreu de câncer
pancreático em Alexandria, Virgínia, aos 65 anos de idade, sendo enterrado no cemitério Ivy Hill.
Lápide de Wernher von Braun no cemitério Ivy Hill em Alexandria, Virgínia.Documentário sobre os dois gênios da era espacial
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wernher_von_Braun
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sergei_Korolev
https://en.wikipedia.org/wiki/Sergei_Korolev
https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_espacial_sovi%C3%A9tico
http://www.dw.com/pt-br/1957-laika-%C3%A9-o-primeiro-ser-vivo-no-espa%C3%A7o/a-666643
Origem
deste artigo baseado no documentário Mentes Brillantes - Von Braun vs Korolev
(National Geographic)
J.A.
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